Quem recebe Auxílio Brasil vai poder contratar empréstimo?

Beneficiários do Auxílio Brasil do governo podem efetuar empréstimo pelo benefício.



Com a crise que toma conta do nosso país ultimamente, muitas pessoas precisam da ajuda do governo para conseguir ter coisas básicas, como alimentação e moradia. E a forma que o brasileiro vem encontrando de ter essa ajuda na medida do possível é através do Auxílio Brasil. O programa segue os passos do Bolsa Família e vem ajudando milhões de pessoas que vivem com uma renda muito baixa.

Veja também: Ranking lista as 10 melhores cidades para empreender no Brasil

Claro que o auxílio é apenas um complemente para a renda, já que mesmo recebendo a pessoa segue na linha da pobreza. Por isso a ideia do governo é ajudar criando outras maneiras para que a pessoa possa subir na vida, saindo da linha da pobreza extrema até o ponto onde ela não precise mais do benefício.

E uma das maneiras que o governo encontrou para isso é oferecendo uma linha de crédito a algumas pessoas que são beneficiárias do Auxílio Brasil.

O governo ainda não anunciou oficialmente quais vão ser os valores dos limites para esses empréstimos, mas é provável que seja um valor baixo, e com juros baixos também, de uma forma que não vá comprometer a renda das pessoas que contratarem o empréstimo.

A ideia é que as famílias beneficiárias do programa possam pegar dinheiro para investir em suas vidas, mas sem que o empréstimo acabe atrapalhando mais e só gerando mais uma dívida. Com juros baixos, elas vão poder contratar empréstimo e pagar contas que acabaram deixando para trás, apagando um incêndio grande, sem que, para isso, tenham que comprometer a sua renda atual. Ou até mesmo usar o dinheiro para poder conquistar algum sonho da família, antes impossível.

Esse programa de linha de crédito já foi publicado no Diário Oficial da União, e já está valendo. Ele faz parte de uma série de medidas que o governo vem tomando para ajudar as pessoas de baixa renda.

Lembrando que antes esse tipo de empréstimo era dado somente para aposentados ou pensionistas do INSS e que  existem alguns requisitos mínimos para que as pessoas consigam contratá-lo.

Para os pensionistas, é obrigatório ter mais de 65 anos, a pessoa não pode receber nenhum outro tipo de benefício, como estar recebendo o seguro-desemprego. A pessoa ainda precisa ser brasileira, fazer parte do CadÚnico e ter uma renda per capita que seja de no máximo um quarto de um salário mínimo.

Já se a pessoa é deficiente não existe uma idade mínima. Nesse caso, tudo o que ela precisa é ter seu cadastro certinho no CadÚnico, além de não ter outro benefício ativo, ser brasileiro e ter comprovação de que não pode participar de atividades que sejam mental, física, intelectual ou sensorial. As regras para quem apenas é beneficiário do Auxílio Brasil ainda vão ser anunciadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário