scorecardresearch ghost pixel



Ranking lista as 10 melhores cidades para empreender no Brasil

São Paulo repete decisão sobre a melhor cidade do país para empreender. Confira a seguir o ranking completo das 10 melhores cidades.



O ranking do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022 mostrou que São Paulo é a melhor cidade para empreender, do país. A pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, mostrou que São Paulo segue liderando o ranking, onde sete categorias foram analisadas: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora, tendo São Paulo sido eleita como a melhor em três.

Veja também: MEC revela as mudanças do Novo ENEM a partir de 2024

Florianópolis repete lugar no ranking enquanto Brasília é jogada para escanteio em 69° lugar

O segundo e terceiro lugar ficaram com Florianópolis e Curitiba, ambas na região sul do país, tendo as cidades da região sul e sudeste como maioria a aparecer entre os top 10Na listagem do ranking somente Cuiabá, que levou o 10° lugar, não pertence ao sul e ao sudeste.

Grandes cidades como Rio de Janeiro e Brasília ficaram de fora do ranking, tendo Rio de Janeiro aparecido em 15° lugar e Brasília, 69°.

De acordo com o Enap, Brasília não mudou muito desde o último ranking realizado, em 2020, porém a situação de outras cidades que melhoraram, tornando a competição mais acirrada e tirando Brasília do páreo.

Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos da Enap, esclarece que o objetivo do ranking do ICE é auxiliar a gestão pública a entenderem os pontos que precisam ser melhorados e incentivar o empreendedorismo nas cidades. “Estamos dando um farol para que os municípios orientem suas decisões”, afirmou Diana. 

Já o coordenador-geral de pesquisa da Enap, Cláudio Shikida disse que o ICE também é importante para que os gestores entendam o quanto é importante proporcionar condições para o desenvolvimento do empreendedorismo em suas cidades, e finaliza: “Quanto mais você dá condições para que o cidadão possa empreender, mais você estimula a abertura de novos negócios, inclusive entre aqueles que não tinham condições de se sustentar, propicia a criação de novos produtos e tecnologias”.

Confira a seguir o ranking das 10 melhores cidades para empreender:

  1. São Paulo (SP);
  2. Florianópolis (SC);
  3. Curitiba (PR);
  4. Vitória (ES);
  5. Belo Horizonte (MG);
  6. Porto Alegre (RS);
  7. São José dos Campos (SP);
  8. Osasco (SP);
  9. Joinville (SC);
  10. Cuiabá (MT);

O estudo avaliou as 110 cidades mais populosas do país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário