Se você quer emagrecer ou adotar um estilo de vida mais saudável, saiba que a refeição noturna é a que mais requer prudência. Dependendo do que comemos à noite, vai impactar bastante a qualidade do nosso sono. Em consequência disso, potencializa o funcionamento celular e hormonal do nosso organismo.
Leia mais: O melhor alimento contra diabetes: aprenda a preparar melão-de-são-caetano
Equilibrar o índice glicêmico é fundamental para regular o humor, manter a disposição e também prevenir doenças, como a diabetes. Entretanto, o principal fator para evitar os picos de açúcar no sangue depois da alimentação não é necessariamente excluir de vez os alimentos ricos em calorias e carboidratos.
Para te ajudar nesse processo e te auxiliar na manutenção dos índices controlados, vamos te sugerir algumas dicas, tudo levando em conta as propriedades nutricionais do horário do dia.
3 Dicas que vão te ajudar a manter os índices controlados
Composição do prato
Para facilitar a montagem do prato para sua refeição noturna, os nutricionistas ensinam a usar um truque visual do prato. Dividindo o prato em partes, a metade devem ser composta por frutas e vegetais, e um quarto ocupado por grãos de origem integral.
O resto deve ser preenchido com proteínas, como: peixe, legumes, frango ou tofu. Para completar, um fio de azeite ou algum molho leve por cima, o que finaliza o prato com quantidade certa de gordura saudável.
Simples, mas completo
Muitas vezes, por conta da correria do dia a dia, é provável que você caia na tentação de comer um enorme prato de macarrão à noite, para te saciar até o dia seguinte.
Entretanto, existem opções muito mais saudáveis e práticas quanto o macarrão, se você não quer abrir mão da culinária italiana.
Para se deliciar de massas sem aumentar o pico de açúcar no sangue, lembre-se de compor o prato com boas fontes de fibras, gorduras e proteínas saudáveis, isso vai retardar a absorção de carboidratos na sua corrente sanguínea. Sabemos que pode parecer somente uma refeição, mas a adição de outros nutrientes faz a diferença no nosso organismo.
Trocas inteligentes
Uma outra opção muito boa é trocar o macarrão tradicional por aquele feito com grãos integrais, como quinoa ou grão de bico, que têm proteínas e fibras a mais para te ajudar a nivelar a digestão.
12 Alimentos leves que você pode consumir à noite
Se alimentar à noite requer alguns cuidados. O melhor é ingerir alimentos leves, que não vão dificultar sua digestão. Vamos conferir agora alguns desses alimentos:
- Peixe Grelhado
- Salada de Frutas
- Purê
- Whey Protein
- Frutas
- Leite de Castanhas
- Aveia
- Caldo de Legumes
- Frango
- Sementes
- Ovos
- Queijo
Quais alimentos devem ser evitados?
Na verdade, não devemos eliminar esses alimentos de vez, e sim diminuir a sua ingestão no período da noite. Não existem alimentos proibidos nesse horário, mas há aqueles que são bem piores para ser ingeridos no período noturno. Confira agora quais são os alimentos considerados mais prejudiciais:
- Doces
- Carne Vermelha
- Comidas Gordurosas
- Frituras
Agora você já sabe um pouco sobre os alimentos que vão te ajudar se consumidos à noite e os que não fazem tão bem assim.
Lembre-se de sempre procurar pelo seu nutricionista para saber qual dieta é a mais indicada para seu corpo.