Refinancie sua dívida do Fies em 150 parcelas ainda hoje: saiba como fazer

Veja quem pode e como deve ser solicitado o refinanciamento da dívida com o Fies. Descontos podem chegar a 92% do saldo devedor a partir desta segunda-feira (7).



Todos os estudantes que firmaram contrato com o Financiamento Estudantil (Fies) podem pedir o refinanciamento da dívida a partir da última segunda-feira (7). As credoras e instituições financeiras responsáveis pelas cobranças são obrigadas por lei a oferecer descontos entre 12% e 92%. Ainda de acordo com as informações do governo, o saldo da dívida poderá ser renegociado em até 150 meses, dependendo de cada situação.

Veja também: Nubank abre inúmeras vagas de trabalho para São Paulo e para o exterior

As novas regras foram definidas por meio da Medida Provisória (MP) número 1.019/22. Essa norma se transformou em lei e passou a vigorar já na última semana, dia 1º de março. Segundo as informações públicas, a taxa de inadimplência é de 51,7% o que representa quase 2 milhões de contratos que encontram-se parados na fase de quitação do Fies. O montante devedor atinge a ordem de R$ 87,2 milhões.

Quais alunos podem pedir o refinanciamento da dívida do Fies?

As regras dizem que qualquer universitário com contrato realizado até 2017 pode solicitar o refinanciamento. O tempo de parcelamento e os juros dependem diretamente da situação individual de cada beneficiário do programa.

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) terão 92% de desconto. Da mesma forma acontece com os estudantes que foram aprovados para receberem o Auxílio Emergencial nos últimos anos.

Vale destacar que mais de 540 mil estudantes estão com mais de 1 ano de atraso nas parcelas. Esses cidadãos terão acesso a descontos de 86,5% de todo o saldo em aberto. Por fim, quem está em atraso dentro do período de 90 a 360 dias, poderá solicitar 12% de desconto, com isenção de multas e taxas, além de parcelamento em 150 meses.

Como solicitar o parcelamento do Fies?

Para solicitar o refinanciamento da dívida do Fies, o estudante pode entrar em contato direto com a Caixa Econômica Federal, através do site do banco. Depois, basta confirmar o aceite das regras, efetuar a simulação e pagar a primeira parcela que será gerada.

Caso sua conta esteja atrelada ao Banco do Brasil, o procedimento é o mesmo. As informações estão disponíveis pelo próprio aplicativo do BB. O valor mínimo da prestação é de R$ 200.

 




Voltar ao topo

Deixe um comentário