scorecardresearch ghost pixel



Estudantes podem renegociar dívidas com Fies a partir de segunda, 7

Para conseguir limpar seu nome na praça com o Fies basta você pagar a entrada da negociação.



Tem uma ótima notícia vindo para todos os alunos que fizeram faculdade através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mas acabaram se enrolando na hora de pagar o programa de financiamento estudantil tão famoso no nosso país.

Leia também: Atenção: Serasa começa a bloquear celulares de quem não pagar dívida

Muitas pessoas só conseguem o acesso ao ensino superior por conta do Fies. Porém mesmo com todos os descontos e parcelas que o FIES permite que o aluno tenha, existem aqueles que têm dificuldade de conseguir se manter em dia com os pagamentos. 

É considerado um inadimplente aquele que tem pelo menos 90 dias de atraso dos pagamentos. E segundo o Ministério da educação, os inadimplentes equivalem a mais da metade dos alunos que usam o programa, cerca de 51,7%, somando assim 9 bilhões de reais em dinheiros não recebidos pelo governo.

Porém se você estava preocupado com juros e dívidas que podem vir junto com os atrasos, o seu momento de correr atrás do prejuízo finalmente chegou. Acontece que a partir deste 7 de março, próxima segunda-feira, os alunos puderam finalmente renegociar suas dívidas com o programa.

Se você está com dívidas que são de 90 até 360 dias atrasados, você vai conseguir um desconto de 12% no valor final, mas no caso, o valor final mesmo, sem qualquer tipo de juros ou multas pelo atraso, e ainda vai poder parcelar a dívida com o desconto em até 150 vezes.

Se você deve a mais de um ano, isto é, mais de 360 dias de atraso, você pode conseguir um desconto de até 86,5% na sua divida, e se for um estudante com registro no CadÚnico ou mesmo fizer parte do programa Auxílio Emergencial, o seu desconto chega a 92%m com o valor total da dívida com o desconto pode ser dividido em até 10 vezes.

E se você estiver em dúvida de como fazer para conseguir a sua renegociação, saiba que é fácil. Primeiro é importante lembrar que o Fies é feito através da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são os agentes financeiros parceiros do programa. 

E aí para conseguir limpar seu nome na praça com o Fies basta você pagar a entrada da negociação, que geralmente é a primeira parcela da sua dívida. O Valor mínimo da sua primeira prestação é 200 reais, que deve ser pago em um dos dois bancos.

O governo está decidido a resolver esse problema, que hoje é enxergado como algo urgente. Tão urgente que para se ter noção, a dívida média desses alunos é de 35 mil reais, e estima-se que cerca de 800 mil estudantes estejam com a dívida desse tamanho só na Caixa Econômica.

Lembramos também que você não precisa ir fisicamente até a Caixa, podendo fazer com que a operação seja totalmente digital. Tudo através do site da Caixa, onde o aluno pode inclusive ver se ele está dentro ou não das regras que possibilitam o refinanciamento.

Já no Banco do Brasil o aluno tem a opção de resolver tudo pelo seus apps, também de forma simples e rápida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário