O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou o depósito do último lote da revisão dos auxílios, também conhecida como revisão do artigo 29. Quase 11 mil segurados terão acessos aos valores atrasados referentes a benefícios calculados de forma errada.
Leia mais: Caixa libera novo saque do FGTS nesta quarta, 9; Confira o calendário
Os pagamentos foram possíveis após um acordo entre a autarquia e o Ministério Público Federal realizado em 2012. Desde o ano seguinte, o INSS vem repassando os pagamentos gerados por um erro de cálculo em benefícios de incapacidade temporária.
Entenda a revisão dos auxílios
Entre 2002 e 2009, esses benefícios foram calculados considerando 100% das contribuições feitas pelo trabalhador. O problema é que nem todos esses salários poderiam ter sido considerados, pois os 20% menores deveriam ter sido descartados antes de qualquer coisa, deixando apenas os 80% maiores.
Isso gerou uma redução no valor dos pagamentos de milhares de brasileiros. Após a ação movida pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, esses segurados agora podem receber a diferença.
Quem tem direito
Todos os beneficiários que tinham até 45 anos em abril de 2012, não recebiam mais o auxílio calculado com erro e tinham valores atrasados a partir de R$ 6.000,01 terão acesso ao novo lote. Confira os benefícios que geraram revisão:
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria por invalidez; e
- Pensão por morte.
Para consultar a revisão, acesse o portal ou o aplicativo Meu INSS e informe CPF e senha. Em seguida, clique em “Revisão de Benefício – artigo 29”, depois na opção “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”. Também é possível verificar os valores pelo telefone 135.