scorecardresearch ghost pixel



Diabético tem direito a receber aposentadoria por invalidez do INSS?

Doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros pode trazer consequências graves para a saúde, como amputações e cegueira.



A diabetes é uma doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A condição é caracterizada pela hiperglicemia, ou seja, o aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Leia mais: Confirmado: STF aprova revisão da vida toda do INSS; Saiba quem tem direito

Ela é dividida em dois tipos, sendo que o tipo 2 é o mais comum e acomete mais de 90% dos diabéticos do país. Embora seja mais comum em adultos, crianças também podem desenvolver a doença. Dentre os sintomas mais frequentes estão:

  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Fome e sede constantes;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e pele;
  • Visão embaçada.

O desenvolvimento do tipo 2 está ligado sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados Já o tipo 1 corre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

Aposentadoria por invalidez para diabéticos

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por conceder a aposentadoria por invalidez, benefício voltado para trabalhadores que não têm mais condições de exercer suas atividades laborais.

Por si só, a diabetes não é suficiente para garantir o direito as pagamentos. No entanto, a situação muda quando ela desencadeia outros problemas de saude, como amputação de membros e cegueira, por exemplo.

Para comprovar sua incapacidade, o segurado tem que comparecer a uma perícia médica do INSS. Na ocasião, ele deve apresentar laudos, exames, receitas, atestados e outros comprovantes de sua condição, além dos carnês de contribuição à Previdência Social e documentos pessoais.

Agendar perícia médica

O procedimento pode ser agendado pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Pelo app, clique na opção “Agende sua Perícia” no menu localizado ao lado esquerda da tela. Em seguida, toque em “Agende sua Perícia”, depois em “Agendar Novo” e siga as instruções que serão fornecidas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário