scorecardresearch ghost pixel



Suco desta fruta pode ajudar pessoas com diabetes

Descubra os efeitos do suco de jabuticaba apresentados por pesquisadores brasileiros da Unicamp. O líquido ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue.



Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) resolveu estudar os efeitos da jabuticaba no corpo. A pesquisa reuniu 16 voluntários, sendo que metade tomou o suco de jabuticaba, enquanto a outra não. O grupo que ingeriu a fruta surpreendeu os pesquisadores. Afinal, foi observada a redução do índice glicêmico – quantidade de açúcar no sangue.

Veja também: Airfryer é segura ou não? Entenda se existem riscos

A metade do grupo de voluntários que tomou o suco de jabuticaba de verdade demonstrou melhora na modulação de GLP-1. Essa substância interfere diretamente no controle da glicemia. Além disso, também foi observada a melhora da quantidade de antioxidantes absorvidos pelo organismo.

Suco de jabuticaba previne câncer e diminui açúcar no sangue

Os efeitos da bebida, portanto, são os de combater a presença de radicais livres, que degeneram nas células do corpo. Esse efeito previne o envelhecimento precoce, a queda de cabelos e ainda ajuda a prevenir câncer, por exemplo.

Enquanto isso, a modulação da substância GLP-1 atua na melhora da absorção da glicose presente no sangue. Em outras palavras, o suco dá mais energia para o corpo e retira açúcar da corrente sanguínea. O melhor de tudo é que o efeito foi percebido em pessoas saudáveis, o que pode melhorar ainda mais em testes com pacientes que têm diabetes, por exemplo.

O suco de jabuticaba deve contar com a casca da fruta

A dica para obter os melhores nutrientes da jabuticaba em um suco está em conseguir utilizar a casca. O problema é que essa estrutura apresenta uma boa resistência se for para ser comida diretamente através da mastigação. Por isso, o ideal é acrescentar a casca na hora de bater a jabuticaba no liquidificador.

Além disso, dá para fazer farinha com a casca da fruta. Basta colocar várias cascas em uma assadeira e levar ao forno por alguns minutos. Depois, triture tudo no processador ou no liquidificador. A farinha pode ser usada em pães, bolos, saladas e vitaminas. Também pode ser colocada em sucos para potencializar os efeitos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário