Quando começaram a operar no Brasil, a Uber e a 99 foram responsáveis pelo aumento na procura dos transportes por aplicativo. Com apenas alguns toques na tela do celular, o cliente pode solicitar uma viagem e saber o quanto pagará por ela antes mesmo de chegar ao destino. Sem surpresas no valor. Com isso, o serviço de táxi acabou levando a pior. Mas isso parece estar mudando.
Leia mais: Descubra onde moram os melhores passageiros de Uber do Brasil
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Vah, durante a pandemia, o brasileiro passou a utilizar com mais frequência o táxi, sobretudo considerando a alta nos preços das tarifas cobradas pela Uber e 99.
A análise, que contou com mais de 1.100 participantes brasileiros, apontou para uma inesperada preferência pelo táxi. Dentre os entrevistados, a modalidade apresentou um crescimento de 38%. O que acontece é que em alguns lugares muitas companhias de táxi também desenvolveram seu próprio aplicativo de mobilidade e passaram a oferecer viagens com preços prefixados.
Os relatos dos participantes são importantes para aumentar as percepções em relação ao setor de mobilidade urbana dos últimos anos, que sofre com aumento nos preços e cancelamento constante de viagens – em alguns casos, a recusa ultrapassa o aceitável e o cliente fica de mãos atadas, sem poder utilizar o serviço.
Empresas migram da Uber e 99 para os táxis
Além do aumento pela preferência popular, os táxis também vêm sendo destaque no meio corporativo. É o que explica Jordana Souza, cofundadora da Voll – companhia que presta serviço de transporte para empresas. Segundo ela, houve um aumento significativo de 40% no uso do táxi no setor de viagens.
As razões têm sido as mesmas: o cancelamento de corridas nos aplicativos de carros particulares, além do longo tempo de espera para conseguir uma viagem. Como forma de solucionar esse problema, a empresa declarou que têm buscado outras alternativas, como o já citado uso do táxi além do aluguel de automóveis.