O Tinder lançou na última quarta-feira (9) um recurso que promete trazer mais segurança aos usuários. O aplicativo de relacionamentos agora vai permitir que os participantes chequem antecedentes criminais de outras pessoas. No caso, a medida vale para que um usuário possa ter noção de quem é a pessoa que está do outro lado, com quem a conversa acontece.
Veja também: CNH, CPF, Título de Eleitor e mais: documentos digitais do Brasil
A novidade está disponível apenas para os usuários dos Estados Unidos da América (EUA), por enquanto. Afinal, a nova ferramenta nasceu de uma parceria com a Garbo. Ela é uma organização sem fins lucrativos destinada a fazer a verificação online de antecedentes de uma pessoa.
Tinder lança ferramenta que puxa a ficha do usuário
Sem que precise sair do aplicativo, o usuário conseguirá puxar a capivara* do seu contato dentro da plataforma. Tornar o ambiente do Tinder mais seguro é algo que vem sendo cobrado por autoridades e pela própria comunidade interna.
Afinal, saber quem são as pessoas por trás dos perfis não é algo tão simples quanto se imagina. Existem golpistas e criminosos procurando por vítimas na internet. Aplicativos de relacionamento são ótimas formas para encontrar possíveis alvos.
De acordo com o Tinder, os resultados da análise criminal mostraram informações “relevantes para a segurança do usuário”. Isso exclui acusações como posse de drogas, por exemplo. Aliás, dados como endereço e número de telefone também não aparecerão nos resultados.
Pesquisa criminal no Tinder terá limite de gratuidade
Segundo a empresa, o usuário poderá realizar apenas duas pesquisas gratuitas. Após atingir esse limite, o usuário deverá pagar US$ 2,50 para cada nova pesquisa criminal no Tinder.
Caso alguém se depare com alguém violento dentro do Tinder, o mais aconselhável é fazer a denúncia. Além disso, os administradores garantem que novas medidas de segurança serão tomadas ao longo do tempo.
*Capivara: além do animal, o termo capivara serve para representar um jargão popular que faz referência aos antecedentes criminais de um indivíduo no Brasil.