scorecardresearch ghost pixel



CNH, CPF, Título de Eleitor e mais: documentos digitais do Brasil

Os cidadãos brasileiros podem trocar os tradicionais e desajeitados documentos impressos por suas versões digitais. Confira o que já está disponível em formato virtual.



Andar com uma carteira recheada de documentos é coisa do passado, embora ainda seja possível. A maior parte das identificações pessoais já pode ser obtida de forma digital e carregada pelo celular. Confira quais são os documentos digitais que estão disponíveis para todos os brasileiros.

Veja também: Vai declarar Imposto de Renda? Compensa esperar mais um pouco

1 – Carteira de Trabalho

O aplicativo CTPS digital é o responsável por emitir a versão virtual da Carteira de Trabalho do cidadão. Não se preocupe quanto à fidelidade do documento, pois todas as informações são iguais às da carteira física. Nela estão seus registros trabalhistas, contratos de atividade profissional e o número do PIS/Pasep.

Basta se cadastrar no site do governo Gov.br para ter acesso ao sistema. Desde 2019 a versão digital está disponível e tem sido utilizada pela maior parte das empresas no Brasil. Aliás, vale destacar que a CTPS digital tem o mesmo valor que o documento tradicional impresso.

2 – Título de Eleitor

O Título de Eleitor é outro documento que possui sua versão digital, chamada de e-Título. Trata-se de uma maneira mais rápida e fácil de acessar as informações eleitorais do cidadão. Nele constam informações como a zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes.

Pode-se dizer que o e-Título é mais vantajoso do que a versão impressa, pois dá acesso a mais serviços ao cidadão. O documento virtual pode ser usado nos dias de eleição em todo o país. Basta baixar o aplicativo e efetuar o cadastro com o CPF e o nome da mãe.

3 – CNH e CRLV

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito permite a consulta ao Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Além disso, nele está presente a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O app substitui o documento impresso em qualquer situação. Para tanto, basta baixar o programa e fazer o cadastro corretamente.

4 – CPF digital

Por meio do app da Receita Federal é possível ter a versão digital do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além de oferecer uma cópia oficial do documento, o app possibilita contato direto com o governo. Basta permitir a biometria digital e fazer a prova de vida. Todas as informações estão dentro do aplicativo.

5 – Carteira do SUS

Bastante divulgado por conta da pandemia, o app Conecte SUS contém os dados da carteira SUS do cidadão. Além disso, ele apresenta o cartão de vacinação contra Covid-19. Aliás, o app é o meio pelo qual se obtém o Certificado Nacional de Vacinação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário