Trocas alimentares para aprender a cuidar bem do seu fígado

Aprenda como melhorar a saúde do fígado fazendo algumas substituições alimentares simples. Saiba que esse órgão tem papel presente em cerca de 500 funções vitais.



O fígado está na lista dos órgãos vitais para o corpo humano. Ele é fundamental para a eliminação de toxinas e substâncias ruins do organismo. O fígado também é responsável por metabolizar a gordura, através da bile e de processar praticamente tudo o que uma pessoa consome. Sem o bom funcionamento do fígado, qualquer ser humano está com sua vida em risco.

Veja também: Personal morre após errar medida e ingerir cafeína equivalente a 200 xícaras de café

O fígado também trabalha na produção de algumas proteínas que influenciam diretamente no plasma sanguíneo. Elas regulam os níveis de aminoácidos e convertem o excesso de glicose em glicogênio. Ele também converte a amônia em uréia, para ser eliminada pela urina. Além disso, o fígado regula a coagulação do sangue e participa de mais de 500 funções vitais, de acordo com os especialistas.

Aprenda a cuidar melhor do fígado através da dieta

Por todos os motivos que foram mencionados anteriormente, é imprescindível auxiliar nos cuidados desse órgão tão importante. Para isso, o mais indicado é aprender a regular a alimentação e fazer algumas substituições saudáveis. Afinal, o que ingerimos é exatamente aquilo que vai impactar no fígado mais tarde.

Troque óleo de canola por azeite ou óleo de abacate

O óleo de canola é um composto industrializado e que mistura vários tipos de óleos vegetais em sua composição. A gordura desse produto não faz bem ao fígado e deve ser substituída por azeite de oliva ou óleo de abacate.

Deixe arroz branco de lado e consuma arroz de couve-flor ou arroz integral com grãos

O arroz branco não é um alimento prejudicial à saúde, contudo, ele é rico em carboidratos. Para cuidar bem do fígado, o ideal é reduzir o consumo dessa substância ao máximo.

Substitua a batata inglesa pela batata-doce

Essa substituição se enquadra no mesmo caso do arroz, mencionado acima. A batata inglesa é rica em carboidratos simples. Por isso, prefira utilizar batata-doce em suas refeições.

O sorvete comum de ser trocado por iogurte congelado

Tome iogurte natural congelado no lugar do sorvete tradicional. Enquanto o primeiro é saudável e ajuda na digestão, o segundo possui gordura saturada e, em alguns casos, até gordura trans.

Coma frutas low carb ao invés das mais calóricas

Dê preferência para frutas pouco calóricas, em especial as vermelhas. Sempre prefira elas em detrimento daquelas mais açucaradas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário