Vale-gás: ter recebido em fevereiro garante o pagamento de abril?

Próximos repasses do benefício equivalente a 50% do preço médio do botijão de 13kg estão previstos para abril.



O Auxílio Gás foi criado no passado e até o momento já repassou duas parcelas para quase 5,6 milhões de brasileiros. A liberação da próxima cota do benefício está prevista para abril, uma vez que as regras do programa determinam que os pagamentos devem ocorrer a cada dois meses.

Leia mais: Remédios ficarão mais caros nesta semana; Reajuste acima de 10%

Em fevereiro, cada família recebeu R$ 50 para comprar seu gás de cozinha. O valor do chamado vale-gás nacional é equivalente a 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg, conforme levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O Ministério da Cidadania ainda não divulgou a folha de pagamento do próximo mês, então ainda não possível saber se mais gente será incluída no programa. Também não há números concretos sobre eventuais exclusões.

Quem recebeu em fevereiro receberá em março?

De maneira geral, as famílias que faziam parte do programa no mês passado terão direito à parcela de abril do vale-gás. A excessão existe somente nos casos em que o beneficiário deixou de cumprir as exigências da iniciativa ou passou informações falsas ao governo.

Mas se os dados informados no Cadastro Único (CadÚnico) estão atualizados e a unidade familiar se enquadra nos critérios de elegibilidade, não há motivos para temer o bloqueio dos pagamentos. Relembre quem tem direito ao benefício:

  • Famílias com cadastro ativo no Cadúnico e renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa; e
  • Famílias que têm entre seus membros alguém que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como mencionado, desde que tenha recebido em fevereiro e faça parte de um dos grupos acima, o cidadão terá os repasses realizados automaticamente pela Caixa em abril.




Voltar ao topo

Deixe um comentário