scorecardresearch ghost pixel



Precisa de registro no CadÚnico para receber o Auxílio Gás?

Famílias inscritas no CadÚnico do governo federal têm direito de receber o benefício do Auxílio Gás, como é chamado o vale-gás nacional? Veja o que mais é preciso para ter acesso.



O vale-gás, conhecido também como Auxílio Gás, é uma ajuda de custo de 50% do valor médio do botijão de 13 kg que os brasileiros elegíveis estão recebendo. O benefício é concedido apenas a famílias de baixa renda que se encontram em situação clara de necessidade. Contudo, muitas pessoas em condições semelhantes ainda não viram a cor do dinheiro, sendo que não há uma resposta clara sobre o porquê disso. Assim, muita gente se pergunta se é preciso estar no CadÚnico para ter direito.

Veja também: Saques de 2021: FGTS precisa ser declarado no Imposto de Renda?

De acordo com o governo, o benefício é depositado junto ao Auxilio Brasil, porém ele pode ocorrer a cada 60 dias. O governo também frisou que não existe uma regra clara quanto ao depósito e que essa situação pode ser modificada. A expectativa é a de que o próximo pagamento ocorra em abril.

Quem tem direito a receber o Auxílio Gás (vale-gás)?

Para responder à dúvida recorrente dos brasileiros, saiba que sim, é preciso estar cadastrado no CadÚnico para ter acesso ao benefício. Contudo, apenas isso não basta para que o cidadão receba o Auxílio Gás do governo federal. Também é necessário cumprir outros pré-requisitos.

Para receber o auxílio gás ou vale-gás, as famílias de baixa renda brasileiras devem comprovar que:

  • Possuem registro no Cadastro Único atualizado e ativo durante os últimos 24 meses;
  • Têm registrada a maior quantidade membros;
  • Recebem o benefício do Auxílio Brasil;
  • Possuem cadastro qualificado pelo gestor através dos dados da averiguação, quando disponíveis;
  • Possuem a menor renda per capita.

Em resumo, é preciso que o cidadão também tenha acesso ao Auxílio Brasil para receber o benefício.  Qualquer dúvida, pode ser tirada diretamente junto à Caixa Econômica Federal, pelo telefone 111. O Ministério da Cidadania também responde através do número 121.

Vale destacar que para estar cadastrado no CadÚnico e ter acesso ao Auxílio Gás, o cidadão precisa seguir alguns passos. A primeira coisa a se fazer é visitar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário