Cidadãos que solicitaram crédito consignado poderão sacar valores referentes a descontos indevidos por meio do Sistema Valores a Receber do Banco Central. Esse dinheiro foi “esquecido” principalmente por aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia mais: STF aprova mudança no cálculo da aposentadoria por invalidez para excluir prejuízo de 40%
A consulta e o resgate dos recursos a receber ficarão disponíveis a partir do dia 2 de maio, quanto começa a segunda fase do novo sistema. Por enquanto, a primeira etapa mostra apenas quantias relativas a outros tipos de operação, como contas encerradas sem saldo.
Segunda fase
Cerca de R$ 4 bilhões serão devolvidos na primeira fase, e outro montante semelhante na próxima. O Banco Central estima que 28 milhões de pessoas serão beneficiados.
Confira quais os valores ficarão disponíveis na segunda fase:
- Recursos de tarifas e parcelas de operações de crédito, mesmo que não haja um termo de compromisso assinado pela instituição financeira com o Banco Central;
- Saldos de contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas;
- Contas encerradas em corretoras ou distribuidoras de títulos mobiliários.
Para fazer a verificação, basta acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e informar o CPF da pessoa física ou CNPJ da pessoa jurídica. Também é preciso digitar a data de nascimento do segurado ou de criação da empresa.
O sistema permitirá que o cliente solicite a transferência do dinheiro somente quando tiver uma conta Gov.br nível prata ou ouro. Basta adicionar mais informações de segurança para subir de nível.