O governo federal anunciou na última quinta-feira, 17, que planeja lançar uma linha de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Embora a novidade tenha sido antecipada, os detalhes sobre ela ainda estão sendo estudados.
Leia mais: Senado aprova auxílio-gasolina: Veja as regras do benefício de até R$ 300
O Palácio do Planalto vai discutir os valores do programa para bater o martelo sobre quanto cada usuário poderá solicitar de empréstimo. A previsão é que o produto seja disponibilizado para a população em meados de maio.
O que já se sabe é que o crédito deve seguir os mesmos moldes do consignado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso significa que as taxas de juros serão reduzidas e que o valor das parcelas será abatido diretamente no benefício do contratante.
Membros dos Ministérios da Economia e da Cidadania vão participar de discussões sobre o tema até a próxima semana. A preocupação dos governo é custo do projeto, que deve ficar na casa dos R$ 77 bilhões.
Além dos beneficiários do Auxílio Brasil, a intenção é ampliar os empréstimos consignados para segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas com deficiência e idosos de bixa renda.
Medidas em análise
Essa é apenas uma das medidas que fazem parte do pacote desenhado pela equipe da economia para estimular a economia do país. neste ano. Ainda nesta terça-feira, 22, o INSS anunciou que ampliou a margem do consignado dos aposentados e pensionistas de 35% para 40%.
Outras ações já confirmadas são a antecipação do 13º salário do INSS, uma nova rodada de saques do FGTS e uma linha de microcrédito especial para informais e microempreendedores individuais (MEI).