Pelas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), algumas doenças psiquiátricas dão direito à aposentadoria por invalidez. Por conta da pandemia da Covid-19, com o isolamento social, perda de emprego e até mesmo as sequelas deixadas pela Covid, cresceu o pedido desse tipo de aposentadoria no Brasil.
Leia mais: Saiu! Veja o calendário do Auxílio Brasil, PIS/PASEP, INSS e Vale-Gás de março
Para ter acesso à aposentadoria por invalidez, além de passar por perícia médica do INSS, os interessados também devem reunir alguns documentos que comprovem a doença em questão, por exemplo, o laudo médico. Além disso tal doença precisa incapacitar de forma permanente o retorno ao trabalho.
Doenças psiquiátricas
Dados da Previdência Social mostram que só no ano passado mais de 75 mil trabalhadores tiveram que se afastar do emprego tendo como causa a depressão.
Por essa razão, o assunto tem ganhado ainda mais destaque. É que muitos sequer têm conhecido sobre as doenças psiquiátricas que garantem o direito à aposentadoria por invalidez pelo INSS.
Antes de tudo, o ponto principal é se a doença deixa a pessoa incapacitada temporária ou permanentemente. Isso porque se for de maneira temporária, o benefício neste caso é o auxílio doença.
Nesse caso, o segurado do INSS precisa apresentar documentos que comprovem a incapacidade de retornar ao trabalho por mais de 15 dias.
Já no caso da aposentadoria por invalidez, o segurado deve comprovar a incapacidade permanente de retorno ao trabalho. No geral, os principais sintomas que devem servir de alerta são alterações constantes de humor, tristeza, mudança no sono.
Inclui também o abuso de álcool e drogas e vários outros sintomas que demonstram a necessidade de procurar um apoio psicológico. Nos casos mais graves, a orientação é ir direto a um psiquiatra.
Assim, ao se notar alguma doença psiquiátrica que deixe o trabalhador incapacitado para retornar ao trabalho, é preciso agendar uma perícia no INSS para comprovar tal quadro. E levar também demais exames e laudos médicos já feitos no início dos sintomas.
Veja a lista das doenças psiquiátricas que garantem benefícios do INSS:
- transtornos esquizoafetivos;
- transtorno bipolar;
- transtorno do espectro autista;
- transtornos de ansiedade (como síndrome do pânico, fobias, etc.);
- transtornos devido ao uso de álcool;
- transtornos depressivos;
- transtornos obsessivos compulsivos.