Em janeiro, o governo federal depositou uma parcela retroativa do Auxílio Emergencial para cerca de 823,4 mil beneficiários. Grande parte dessas pessoas já resgatou os valores, mas muitos ainda têm saldo disponível e nem sabem.
Leia mais: Abono PIS/Pasep 2022: Confira valores, datas de pagamento e outras novidades
Mesmo após o encerramento do programa em outubro de 2021, o governo federal manteve em funcionamento a plataforma para consulta do benefício. Quem precisa de informações pode acessar o portal a qualquer momento e checar as informações, com acontece desde 2020.
Cada um dos beneficiários que teve direito aos retroativos recebeu entre R$ 600 e R$ 3 mil, quantias bastante significativas. O grupo é formado por pais solo que cuidam de seus filhos sem ajuda de cônjuge ou companheira.
O motivo dos repasses atrasados é que o veto presidencial aos pagamentos duplos foi derrubado pelo Congresso Nacional. Dessa maneira, os pais chefes de famílias monoparentais puderam ter acesso à diferença do auxílio emergencial em dobro e equiparar o valor recebido ao creditado para as mães solo em 2020.
Com consultar o benefício
Se você ainda não sabe se foi contemplado com os retroativos, acesse o portal www.cidadania.gov.br/consultaauxilio usando um computador ou dispositivo móvel. Em seguida, informe seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Caso o sistema informe que há saldo disponível em sem nome, basta acessar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o dinheiro. Por meio da plataforma, é possível fazer transferências, pagamentos, compras no cartão e até saques.