scorecardresearch ghost pixel



Você sabia? Trabalhador pode pedir revisão do FGTS e receber diferença

Cidadãos que atuam com carteira assinada desde 1999 podem solicitar revisão no saldo do FGTS para evitar perdas.



O pedido de revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma possibilidade que poucos trabalhadores conhecem, mas que pode gerar um bom retorno para muitos. A ação tem como objetivo promover a realização de um recálculo nos valores depositados nas contas vinculadas.

Leia mais: Preço da gasolina sofre aumento e litro ultrapassa os R$ 8

Cidadãos que exercem atividade com carteira assinada de 1999 até os dias atuais têm direito a revisão. O processo quer alterar o índice de correção adotado desde aquele ano por um que seja capaz de cobrir as perdas com a inflação.

Com o aumento desenfreado da inflação no país, o FGTS dos trabalhadores vai “perdendo valor” durante os anos. Isso ocorre porque a taxa adotada na correção monetária desse dinheiro não chega nem perto do quanto os preços dos produtos e serviços subiram durante o ano.

Solicitar a revisão do FGTS

A ação deve ser aberta em um Juizado Especial Federal quando se tratar de valores de até 60 salários mínimos (R$ 72 mil em 2022). Neste caso, não é necessário contratar advogado.

No entanto, é importante que o cidadão conte com ajuda profissional da área tributária na hora de calcular o valor exato da revisão e decidir se realmente vale a pena abrir o processo. Antes de mais nada, ele terá que acessar os extratos de pagamento no aplicativo FGTS, já que os cálculos são feitos com base neles.

É importante destacar que qualquer movimentação nos processos ainda depende de uma decisão do STF (Superior Tribunal Federal). A Corte deve julgar o tema em breve, podendo decidir ou não em favor dos trabalhadores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário