scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp: Golpe quase perfeito está fazendo vítimas no app; saiba como evitar

Descubra como os criminosos digitais conseguem roubar muito dinheiro através do novo golpe do WhatsApp. A vítima é enganada por informações bastante convincentes.



O WhatsApp virou alvo de muitas reclamações de golpes e fraudes nos últimos meses. Infelizmente, a maior plataforma de mensagens online começou a gerar uma série de reclamações. Os estelionatários parecem ter encontrado um meio produtivo para arrancar dinheiro de várias vítimas pelo Brasil. Um novo golpe do WhatsApp está em curso e você precisa ficar atento para não cair nele.

Veja também: Como economizar bateria do celular? Aprenda 6 truques simples

Como funciona o novo golpe do WhatsApp?

O criminoso cria um perfil falso dentro do aplicativo de mensagens e utiliza fotos das vítimas copiadas das redes sociais. Daí ele entra em contato com parentes do usuário original para tentar extorquir essas pessoas. Amigos e familiares próximos são os alvos dos criminosos.

Geralmente, o golpista se passa pelo dono do perfil dizendo que precisou trocar de número. Afinal, o número do perfil falso não é igual ao da pessoa que é a dona verdadeira daquela foto. Inclusive, na troca de mensagens, o falsário pede para que a vítima exclua o “número antigo” da lista. Isso quando não solicita o bloqueio alegando que outra pessoa está se passando por ele.

A ousadia é tanta que muitas vítimas se convencem do que está sendo dito e acabam obedecendo às sugestões do bandido.

Golpista pede dinheiro aos amigos e familiares

O próximo passo é começar a pedir dinheiro aos parentes e amigos do dono do perfil original. A desculpa é variada e pode estar ligada a um empréstimo, algum problema mecânico com o veículo ou mesmo para quitar alguma pendência urgente.

De modo geral, a forma de aplicação do golpe é sempre a mesma. O bandido se passa por alguém, entra em contato com parentes e amigos e pede dinheiro sob alguma desculpa.

Dicas para não cair no golpe

Primeiramente, saiba que não é difícil conseguir informações suas ou de seus parentes na internet. Os números de telefones podem ser obtidos facilmente por meio de uma busca aprofundada, por exemplo. Por isso, nunca ache que está imune ao crime.

Do mais, nunca clique em números duvidosos e sempre procure o contato da pessoa caso alguém esteja se passando por ela. Na dúvida, nunca transfira dinheiro e faça isso só se estiver cara a cara com o seu familiar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário