scorecardresearch ghost pixel



3 benefícios do óleo de alecrim e como preparar uma receita caseira

O óleo de alecrim tem diversas propriedades medicinais que melhoram o sistema digestivo, entre outros benefícios.



O óleo extraído do alecrim tem diversas propriedades medicinais que atuam em benefício do sistema digestivo, tendo ações antissépticas e antimicrobianas, que ajudam na saúde. É indicado para o tratamento de infecções e ajuda a melhorar a estrutura da pele e cabelo.

Veja também: 4 frutas com baixo índice glicêmico: poucas calorias e pouco açúcar para sua dieta

Podemos encontrar o óleo em lojas de cosméticos e farmácias, mas é possível fazer um óleo em casa, assegurando os mesmos benefícios medicinais da planta.

Como fazer óleo de alecrim caseiro?

Para fazer o óleo é preciso de 2 xícaras de gordura base, pode ser azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoas e 4 ramos de alecrim seco.

Coloque todos os ingredientes dentro de um vidro e guarde em um local totalmente escuro e quente, por umas duas semanas. Terminado o tempo, é necessário coar o óleo e transferir para outro frasco de vidro e diluir em um pouco de água antes de aplicar na pele.

Quais os benefícios do óleo de alecrim?

O óleo de alecrim contribui significativamente para boa saúde, promovendo uma série de benefícios tanto para o organismo interno como para pele e cabelo. Veja alguns dos benefícios que essa planta proporciona:

– Antioxidante que estimula a memória 

O alecrim é rico em elementos antioxidantes, que ajudam a estimular o sistema nervoso, por isso é indicado para situações de perda de memória e cansaço mental. É muito usado para evitar riscos de doenças neurodegenerativas.

– Tem efeito diurético e digestivo

É indicado para o tratamento de problemas digestivos e contribui para melhorar a saúde da flora intestinal. Também atenua casos de diarreia, prisão de ventre, gases e inchaços estomacais.  Além disso, tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquidos.

– Auxiliar na saúde da pele e cabelo

O óleo de alecrim reage positivamente dando mais vitalidade aos fios de cabelo e estimula o crescimento, basta aplicar algumas gotas antes de lavar o cabelo, sem contar que pode ser usado em creme de hidratação capilar. Outro benefício gerado pelo óleo, está relacionado com a saúde da pele, isso porque possui propriedades antissépticas e antimicrobianas que hidratam a pele.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário