Aproximadamente 320 mil trabalhadores brasileiros não fizeram o saque do abono salarial do ano de 2019. O Ministério da Previdência e Trabalho reabriu a retirada desse valor para esse grupo. Segundo o Ministério, R$ 208,5 milhões foram esquecidos por 320.423 trabalhadores, que deveriam ter sacado em 30 de junho de 2021.
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Esse abono, referente aos meses trabalhados em 2019, vai poder ser solicitado por telefone, presencialmente, pelo aplicativo ou por e-mail.
Trabalhadores que preferirem fazer o saque de forma presencial devem se dirigir a uma das unidades de atendimento do Ministério e solicitar abertura do recurso administrativo para fazer o reenvio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso de ser referente ao Programa de Integração Social (PIS). Se for o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o trabalhador deve ir a uma unidade do Banco do Brasil.
A solicitação também poderá ser feita pela Central Alô Trabalhador pelo número 158. Também é possível fazer o pedido pelo e-mail, enviando um pedido de recurso administrativo para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br, Lembrando que as letras “uf” devem ser trocadas pelas siglas de acordo com o estado em que você trabalha.
E, por fim, o pedido também pode ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para os celulares de sistema Android e iOS.
O Ministério ainda recomenda que o trabalhador atualize, para que ele possa ver se tem direito ao abono, qual é o valor, a data do saque e o banco em que será recebido. Você pode obter mais informações do Portal Gov.br.
Quem tem direito ao abono?
Tem direito ao abono o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado de carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base, que é considerado para apuração. Além disso, a remuneração mensal média deve ser de até dois salários mínimos.
É preciso também que o empregador tenha informado os dados corretos do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como fazer o saque do PIS esquecido?
O saque do dinheiro esquecido do PIS deve ser feito pelo trabalhador através de uma requisição formal de reemissão. Esse pedido pode ser feito de maneira presencial, portando um documento com foto, em umas das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou pelo e-mail informado acima.
E se o trabalhador fizer a reemissão, ele vai ter até o dia 29 de dezembro para sacar o dinheiro. Caso não realize o saque, ele terá que esperar até o calendário do ano que vem e fazer um novo pedido de reemissão.