Sempre que ouvimos falar do mamão, pensamos em seu efeito para melhorar o trânsito intestinal, afinal, desde criança sempre ouvimos de nossa mãe ou avó que a fruta era excelente para fazer isso. Com certeza, elas tinham razão, pois o mamão é uma fruta que causa um efeito laxativo leve que ajuda a eliminar as fezes.
Veja também: Conheça os benefícios do brócolis: um alimento que estimula o cérebro
Mas, os benefícios do mamão não param por aí, vamos descobrir quais outras vantagens o consumo diário da fruta nos oferece se comermos todos os dias.
Quais os nutrientes do mamão?
O mamão possui muitas vitaminas que o tornam um aliado à boa saúde, sendo rico em vitaminas A, do complexo B e C. Oferece boas quantidades nutricionais de ferro, cálcio, fósforo e fibras, além de conter uma enzima chamada de papaína capaz de melhorar o processo digestivo e a absorção dos nutrientes dos alimentos.
Seu consumo é indicado para perda de peso, por ser uma fruta com poucas calorias e por conter fibras alimentares que ajudam a aumentar a saciedade. Isso contribui para que a ingestão de outros alimentos seja em menores quantidades, o que colabora para o déficit calórico.
4 coisas que acontece se você comer mamão todos os dias
O consumo regular diário de mamão pode beneficiar seu organismo de diversas maneiras.
- Ajuda na geração de colágeno;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Combate a prisão de ventre;
- Controla a glicose e o colesterol.
São inúmeros os benefícios do mamão, pois a fruta por ser rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios pode reduzir os riscos de câncer de cólon e outras doenças cardiovasculares.
Por conta de suas quantidades nutricionais de vitamina C (o mamão tem mais vitamina C que a laranja e o limão), promove uma aceleração na capacidade de cicatrização do organismo.
É indicado para dietas alimentares de atletas, devido às suas concentrações de fósforo que aumentam a resistência física, evitando fadiga muscular.
Além disso, o mamão é um ótimo alimento para pessoas que têm dificuldade de mastigação ou que estão convalescentes, por ter uma polpa mais macia que facilita a mastigação. E vale mencionar que a fruta é um bom depurativo do sangue.
Portanto, seu consumo diário promove muitos benefícios à saúde, além de deixar as defesas do corpo mais fortes.