Se o assunto foi dieta para perder peso, a primeira coisa a se pensar é cortar todos os açúcares e gorduras, mas ao contrário do que se pensa, há grupos alimentares que ajudam o organismo a eliminar as gorduras extras.
Veja também: Por que algumas pessoas não podem comer cebola?
Isso porque são alimentos compostos por gorduras boas, chamadas de monoinsaturadas e poli-insaturadas que são compostas por ômega 3 e ômega 6. Eles são ácidos graxos essenciais que podem aumentar o colesterol bom.
7 alimentos gordurosos que ajudam na perda de peso e você não sabia
Abacate
É uma das frutas com mais calorias e, portanto, muitas vezes restringida no cardápio de emagrecimento. No entanto, o abacate é rico em gorduras boas e tem efeito inibidor do apetite. Logo, é uma fruta que deve ser consumida com moderação.
Carnes orgânicas
Muitos declaram que faz mal à saúde por ser cancerígena e gordurosa, já outros defendem o consumo. A verdade é que a carne vermelha é rica em proteínas e micronutrientes capazes de dar mais saciedade, assim, contribui para menos excessos alimentares.
Queijos
Dizem que para controlar o peso é necessário optar por queijos brancos, os chamados queijos light, que contém menos gorduras. Só que é preciso avaliar se o consumo destes alimentos não acontece de forma exagerada. Por outro lado, os queijos clássicos fornecem boas fontes de cálcio e proteínas que os tornam alimentos inibidores do apetite, além de ajudar a limitar o armazenamento de gordura.
Ovos
Por muito tempo carregou consigo a fama de vilão, por aumentar os níveis de LHL (colesterol ruim). Mas a ciência comprovou que são ricos em muitas vitaminas e minerais, além de proteínas. O consumo de ovo emagrece, pois dá maior saciedade por mais tempo. Só que o ideal é optar por ovos caipiras devido ao melhor teor nutricional.
Oleaginosas
São alimentos calóricos, gordurosos e muito apetitosos. Para se ter uma ideia, 100 gramas de amêndoas têm cerca de 630 calorias. Contudo, estudos destacam que pessoas que consomem 30 gramas de sementes por dia tendem a ser mais magras e possuem um IMC mais baixo que as pessoas que não consomem. Vale lembrar que são alimentos que auxiliam a acelerar o metabolismo, estimulando o gasto calórico.
Derivados do leite
Pesquisas apontam que o consumo de leite e derivados do leite podem ter relação com baixas taxas de obesidade. Consumir esse tipo de alimento faz bem à saúde por conter boas taxas de cálcio, fundamentais no fortalecimento de ossos e na saúde dentária.
Peixes
Alguns peixes com um pouco mais de concentração de gorduras são auxiliares no emagrecimento corporal, isso porque promovem saciedade por mais tempo.