Uma pesquisa recente descobriu que o consumo regular de abacate é capaz de reduzir as chances de sofrer um ataque cardíaco. De acordo com os dados do estudo, pessoas que consomem o fruto têm cerca de 21% a menos de chances de ter doença cardiovascular. A publicação dos resultados aconteceu no último dia 30 de março.
Veja também: Por que algumas pessoas não podem comer cebola?
De acordo com os cientistas, os benefícios ao coração foram observados diante de uma certa quantidade de consumo. O ideal é comer meio abacate ou meia xícara de abacate por dia. Isso significa que são quase 80 g da fruta diariamente.
Descubra os benefícios do abacate para o organismo humano:
A fruta do abacateiro é bem famosa na culinária mundial. Não é só o Brasil que consome em larga escala o abacate, mas sim a maior parte do planeta. A cozinha mexicana e a cozinha portuguesa, por exemplo, utilizam o fruto em pratos salgados e doces. A própria polpa é consumida no café da manhã com o acréscimo de sal apenas. Não é à toa que o abacate é considerado um fruto bem versátil e fácil de inserir em qualquer dieta.
Além disso, o abacate proporciona os seguintes benefícios para a saúde:
- Conta com ação antioxidante;
- Combate o envelhecimento precoce;
- Auxilia em dietas para perda de peso;
- Combate e trata quadros de convulsões;
- Age contra infecções de urina;
- Melhora a saúde da mente;
- Previne problemas de memória.
Como escolher o melhor abacate no mercado ou na feira
A primeira coisa a se fazer é utilizar o truque da semente para entender o estado da fruta. Basta chacoalhar o abacate e prestar atenção se sente e escuta a semente solta em seu interior. Se isso ocorrer é porque o alimento está em um ponto excelente para ser devorada. Porém, algumas espécies de abacate podem não demonstrar sua maturidade por meio desse procedimento.
Por isso, analise a casca do abacate antes de comprar. Os melhores frutos apresentam tonalidade verde clara e com o brilho mais fosco. Quanto mais brilhante estiver a casca, mais verde o abacate está.
Se o abacate estiver muito mole, é sinal de que passou do ponto, mas se estiver duro demais é porque ainda está verde. Os melhores abacates também são mais pesados do que aparentam. Caso ainda esteja com o talo, veja se ele sai fácil quando você puxa, pois isso é um sinal de que a fruta está madura e bem saborosa.