scorecardresearch ghost pixel



Abono PIS/Pasep está disponível para saque; saiba quem tem direito

Veja em detalhes quem pode receber o abono do PIS/PASEP.



O MTP, Ministério do Trabalho e da Previdência, informou que ainda existem mais de 200 milhões do Abono do PIS/Pasep referente ao ano de 2019 disponíveis para serem sacados. O resgate teve sua liberação iniciada no dia trinta de fevereiro, no entanto, o procedimento poderá ser realizado até o dia 29 de dezembro.

Veja também: Ganha um salário mínimo? Saiba quando você vai receber o 13º do INSS

Porém, aqueles que não iniciarem o saque do dinheiro dentro do prazo deverão esperar até o próximo ano para solicitar.

Veja quem tem direito de receber o abono do PIS/PASEP atrasado

Para que o trabalhador tenha direito de receber as quantias, ele precisa ter sido elegível no ano de 2019 e ainda ter feito o saque na época certa.

Veja quais são os requisitos para poder fazer o saque do PIS/PASEP:

  • Estar registrado na RAIS ou no eSocial;
  • Ser cadastrado no PIS ou no Pasep, pelo menos, há cinco anos;
  • Ter trabalhado no ano-base de 2019 por, no mínimo, 30 dias;
  • Ter recebido até dois salários mínimos no período contabilizado.

Como solicitar o abono em 2022

Se você preenche os requisitos para receber o abono salarial atrasado em 2022, é necessário ficar atento aos meios para solicitar o benefício. Existem vários canais disponíveis para você realizar a solicitação do abono salarial de 2022. Veja a seguir os principais:

Telefone

Para solicitar o abono salarial você pode entrar em contato com a central do Alô Trabalhador, ligando no número 158 e realizar a solicitação do benefício.

Internet

Além de ligar na central do Alô Trabalhador, você também pode enviar um e-mail para o órgão do seu estado e fazer a solicitação do abono salarial pelo enredeço trabalho.uf@economia.gov.br. Troque “uf” pela sigla do seu estado.

Além da opção de enviar um e-mail para o Ministério do Trabalho, você também pode fazer a solicitação por meio do aplicativo Carteira de Trabalho e solicitar o abono salarial. Também no aplicativo Caixa Tem1, você encontra uma área destinada especialmente para a solicitação do PIS atrasado.

O pagamento do abono salarial referente ao ano-base de 2020 começou em fevereiro e vai ser feito até 29 de dezembro de 2022. Já o PIS atrasado pode ser solicitado em qualquer época do ano. No que diz respeito ao PIS do ano-base de 2020, a solicitação também pode ser feita pelos meios mencionados anteriormente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário