Se um casal quisesse se divorciar há alguns anos, seria necessário combinar um momento para realizar uma visita ao cartório presencialmente. Esse deslocamento já não é mais necessário em casos extrajudiciais, por exemplo, casais sem filhos menores de 18 anos e quando ambos concordam com a decisão. Não preenchendo nenhum desses requisitos, torna-se necessário solicitar o pedido a partir de uma petição ao Poder Judiciário.
Veja também: Os melhores investimentos de 2022 para quem deseja ter rendimento com segurança
De acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), em 2021 ocorreram cerca de 80 mil divórcios, um aumento de 4% em relação ao ano de 2020. Realizar a entrada pela internet nunca foi tão fácil, pois os sistemas digitais reduzem a burocracia e o tempo de atendimento e respostas. Essa agilidade proporcionada pela tecnologia permite atender uma maior demanda de solicitações, de maneira mais eficiente.
Como realizar o pedido do seu divórcio pela internet
1º Passo: acessar o E-Notariado, sistema digital oficial dos cartórios no Brasil.
2º Passo: Solicitar o seu Certificado Digital que não tem nenhum custo.
3º Passo: Prepare seus documentos para apresentá-los no cartório de atendimento
- Cópia e versão original do RG e CPF
- Cópia autenticada e versão original da Certidão de casamento OU Certidão de Óbito caso o cônjuge tenha falecido (em ambos os casos se o casal não estiver na cidade em que casaram, é necessário reconhecer firma no prazo de 90 dias após a entrada do pedido).
- Documento original do Regime de Bens
- Comprovante de Endereço atualizado
4º Passo: Depois de reservar os documentos listados acima, ligue ao Cartório de Notas e agende uma videochamada, lembrando que o casal deve realizar o agendamento na mesma central.
5º Passo: Declare seu voto de divórcio conforme as orientações do tabelião e a oficialização pode ser realizada no local.