scorecardresearch ghost pixel



Alimentos que prejudicam a memória: veja quais são

Esses alimentos prejudicam a memória, fazem mal para a saúde, pois aceleram o processo inflamatório favorecendo o surgimento de doenças.



O consumo em excesso e regular de alguns alimentos favorece no desenvolvimento de várias doenças inflamatórias, sendo algumas de alto risco. Além disso, podem prejudicar a saúde cerebral, prejudicando a memória.

Veja também: Como guardar couve picada na geladeira sem amarelar? Descubra o melhor truque

O Portal Healthline, divulgou uma estimativa de que até 2030, mais de 65 milhões de pessoas sofrerão de demência. E ainda, que o declínio da memória é um dos primeiros sintomas para doenças neurodegenerativas. A boa notícia é que adotar uma dieta balanceada pode reduzir esses problemas, já que muitos são causados pela carência de nutrientes.

Por isso, trouxemos uma lista com 7 alimentos que aceleram o processo de perda de memória. Seja porque são industrializados e ricos de elementos químicos que em contato com nosso organismo provocam inflamações ou por conter metais pesados que são um veneno para o cérebro.

7 alimentos que prejudicam a memória

Bebidas industrializadas

Conforme estudos, pessoas que consomem refrigerantes ou suco de caixinhas têm 3 vezes mais chances de terem sintomas de demência precoce. Vale destacar que o consumo dessas bebidas aumenta os riscos de AVC, diabetes, doenças do coração e obesidade.

Pipoca de micro-ondas

Esses alimentos industrializados possuem alto teor de gorduras trans e sódio, por outro lado, são pobres em vitaminas e minerais. Exatamente por isso que acaba prejudicando a saúde do cérebro e da memória, além de favorecer para o aumento de colesterol HDL (o colesterol “ruim”).

Álcool

O hábito de beber álcool afeta as funções metabólicas, prejudicando o funcionamento dos neurotransmissores. Isso provoca perda de neurônios e diminui as reservas de vitaminas B1, que dentre outras funções, ajuda na manutenção da memória e da visão.

Peixes

O problema desses alimentos está na concentração de mercúrio, que é um metal pesado que prejudica a saúde cerebral. O metal fica acondicionado no tecido dos peixes e frutos do mar. A intoxicação do mercúrio pode causar danos ao sistema nervoso central, prejudicando a produção de neurotoxinas e gerando problemas cognitivos.

Aspartame

É comum pensar que esse produto alimentício pode ser aliado para os diabéticos e para evitar a obesidade, entretanto, sua presença em alimentos que não contenham açúcar ou como substituto do açúcar, pode desencadear problemas comportamentais e cognitivos. Isso porque quando metabolizado, suas substâncias geram elementos como metanol e ácido aspártico, que causam muitos malefícios ao cérebro.

Carboidratos ultraprocessados

Produtos industrializados à base de farinha branca, como biscoitos e pães, além de alimentos como arroz branco, causam um pico no índice glicêmico. Ou seja, uma liberação rápida da concentração de açúcar no sangue. Isso faz com que surjam problemas de cognição e memória.

Alimentos gordurosos

Devido às suas concentrações de gorduras trans que aumentam os riscos de doenças como Alzheimer. Além disso, há evidências científicas de que o consumo de alimentos gordurosos prejudica o bom funcionamento da memória e causam perda de cognição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário