Aposentados e pensionistas recebem benefícios e 13º salário do INSS hoje; confira o calendário

Pagamentos competentes ao mês de abril começaram no último dia 25 e seguem até 6 de maio para milhões de segurados.



O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) competente a abril continua em vigor. Cerca de 31 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios receberão suas rendas nos próximos dias, e neste mês elas vêm turbinadas pelo 13º salário.

Leia mais: IPVA: Conheça os 30 carros que ficarão isentos do tributo em 2023

A primeira parcela do abono anual sai em abril, enquanto o depósito da segunda está previsto para maio. A antecipação dos repasses foi adotada pelo terceiro ano consecutivo pelo governo federal, que planeja estimular a economia do país.

 

O Planalto estima que o gasto com o 13º do INSS custará cerca de R$ 56 bilhões em 2022. Dos mais de 30 milhões de segurados que recebem benefícios do órgão, aproximadamente 60% têm direito a apenas um salário mínimo.

Quem recebe o 13º salário?

Nem todos os beneficiários estão na folha de pagamento do abono anual, somente aqueles que estão incluídos em programas previdenciários. Ou seja: quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Vitalícia não ganham 13º.

Por outro lado, o benefício é pago a segurados de qualquer tipo de aposentadoria, bem como da pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-maternidade, auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e auxílio por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).

 

Datas de pagamento

Os repasses do benefício de abril e da primeira parcela do 13º ocorrem nas mesmas datas e consideram o final do número de benefício dos cidadãos. Além disso, o calendário é dividido entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe acima do piso nacional.

A seguir, veja o calendário de pagamentos do INSS:




Voltar ao topo

Deixe um comentário