scorecardresearch ghost pixel



Apple vai se recusar a consertar iPhones roubados, inclusive no Brasil

De olho em combater o roubo de aparelhos celulares, Apple poderá recusar o conserto de iPhones de origem suspeita. Confira a seguir.



A Apple, buscando combater o roubo de iPhones, estaria implementando uma ação que proíbe as assistências técnicas da Apple de consertar aparelhos cujo IMEI constem como roubados ou perdidos.

Veja também: Quem pode e quanto custa solicitar o Novo RG?

De acordo com informações publicadas pela MacRumors, os bancos de dados onde os IMEIs serão consultados serão Mobile Genius e o GS, sistemas internos dos iPhones,  de modo a identificar o status do aparelho antes de iniciar os reparos.

Atualmente as assistências técnicas da Apple já são proibidas de fazer o conserto em aparelhos caso o cliente não consiga desativar o recurso “buscar iPhone, e para que a loja aceite desbloquear a tela de um aparelho, o consumidor precisa provar que que realmente é dono do modelo com a nota fiscal de produto.

Proibição também deve chegar ao Brasil 

De acordo com informações publicadas pela TechTudo, a proibição deverá valer para as assistências técnicas da Apple no Brasil, também, pois a base internacional que é mantida pela GSMA, também detém os dados dos bloqueios realizados no Brasil, de acordo com informações dos técnicos da Anatel.

Vale ressaltar que o IMEI é uma numeração que identifica o aparelho, como um número de CPF. Através do IMEI é possível saber a data de compra do aparelho, informações sobre cor e modelo, além do status do aparelho.

Esse código pode ser visto na caixa do aparelho, ou ao discar *#06#.  A recomendação é de que o usuário registre o roubo através de um boletim de ocorrência, além de realizar o bloqueio do IMEI do aparelho.

O objetivo da ação é fazer com que as pessoas deixem de comprar iPhones de segunda mão de forma ilegal e sem a nota fiscal, pois cada comprador que aceita a compra desses aparelhos de origem desconhecida, ajuda fomentar o roubo de aparelhos e o assalto nas ruas.

Hoje, para desbloquear a tela de alguma unidade em uma assistência técnica, o consumidor deve provar que tem posse legal do modelo através da nota fiscal de produto, que é o documento que comprova a compra. Até o momento, a companhia não confirmou de forma oficial as novas políticas divulgadas pelo relatório.

Até o momento a Apple não confirmou as novas políticas nem se chegarão ao Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário