Aprenda a fazer 6 exercícios para estimular o cérebro e viver melhor

Conheça 6 exercícios para estimular o cérebro e a memória. Eles vão te ajudar a viver mais e melhor, com a saúde mental em dia mesmo na fase mais avançada da vida no futuro.



Hoje você vai aprender a fazer 6 exercícios para estimular o cérebro comprovados e testados cientificamente. Eles ajudarão a aumentar sua memória e a fazer você viver com mais alegria até os últimos dias da sua vida.

Veja também: Será que a vitamina C efervescente funciona?

6 exercícios para estimular o cérebro e prevenir doenças

1 – É preciso cuidar da sua reserva cognitiva

A reserva cognitiva ajuda a compensar lesões neuronais com a idade e ajuda a evitar Alzheimer e várias outras doenças ligadas ao cérebro. Para fazer isso, você precisa:

  • Ler;
  • Tocar instrumentos;
  • Desenhar ou pintar;
  • Fazer artesanato;
  • Viajar e conhecer novas culturas;
  • Aprender um idioma;
  • Estudar.

2 – Construa boas relações sociais

Ter amigos e familiares próximos é uma ótima saída para prevenir problemas mentais no futuro. Vários estudos mostram que as pessoas com melhores círculos sociais vivem melhor e têm mais qualidade na saúde do cérebro. O que importa aqui não é a quantidade de amigos, mas sim a qualidade. Conhecer pessoas novas, participar de grupos etc. Tudo isso vai te ajudar a pensar e a viver melhor e mais leve.

3 – Movimente-se

Como sempre, a atividade física é uma das fontes de saúde, não apenas para o corpo e para a mente. Pesquisas comprovam que pessoas ativas diminuem drasticamente a ocorrência da degeneração neuronal.

4 – Desperte sua curiosidade

Este ponto se aproxima muito com a reserva cognitiva. Pois a curiosidade estimula o cérebro a aprender e a trabalhar para desvendar novos mistérios. Ela é uma excelente ferramenta para se tornar mais saudável e mais ativo mentalmente.

5 – Cuide da alimentação

Assim como a atividade física, a alimentação é fundamental para o organismo funcionar corretamente. Dê preferência para alimentos orgânicos, naturais e mais leves. Evite os produtos industrializados, processados e com alto teor de gordura saturada ou trans. A bebida alcoólica deve ser ingerida com boa moderação também.

6 – Pense positivamente

Parece clichê, é verdade, mas o pensamento positivo realmente faz bem para a mente. Pessoas que pensam de forma mais positiva tendem a ser mais felizes e ter uma saúde mental melhor. Isso não significa ser uma pessoa “entorpecida”, ou “abobada”. Significa tentar enxergar as coisas boas que a vida oferece, as quais existem em abundância.




Voltar ao topo

Deixe um comentário