scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a replantar a hortelã que você já tem em seu quintal

Replantar a hortelã vale a pena, pois é uma planta medicinal para vários fins, pode ser usada para tratar e prevenir doenças e na culinária.



A hortelã é uma erva medicinal usada em diversos países do mundo para preparação de pratos culinários. É caracterizada pelo seu aroma refrescante, suas folhas apresentam uma coloração verde brilhante que dá à hortelã um toque exótico e único.

Veja também: Folha de hortelã: para que serve e como preparar o chá

Vale destacar que a hortelã é usada como aromatizante para indústria química, para dar sabor a chicletes, antisséptico bucal e na fabricação de creme dental. Além disso, a indústria a utiliza para realçar o sabor de diversas bebidas, sorvetes, xaropes, doces dos mais variados tipos, entre outros.

Mas a hortelã é mais popular por conta de suas propriedades medicinais, entre elas, podemos destacar os benefícios no aparelho digestivo.

Componentes nutricionais da hortelã

A hortelã é uma planta repleta de nutrientes que asseguram a saúde do corpo. É fonte de vitaminas C, do complexo B e vitamina D. É rica em minerais como o magnésio, ferro e potássio. Também é rica em fibras dietéticas e proteínas.

Logo, a planta ajuda na digestão, na produção de glândulas salivares e em diversas enzimas digestivas. Seu consumo mostra-se eficaz em tratamentos de prisão de ventre, pois por conter fibras provoca maior movimentação no intestino. Além disso, a hortelã é uma erva que ajuda no tratamento de resfriados e gripes, seu cheiro forte é capaz de limpar a traquéia e desbloquear o nariz, principalmente devido ao seu efeito descongestionante.

Outro benefício está relacionado à saúde da pele, sendo usado para tratamento de acne. Há estudos relacionando a hortelã na prevenção de doenças como o câncer, devido às propriedades relacionadas à sua menta.

Enfim, a hortelã possui diversos benefícios à saúde. Por essa razão ter uma muda dessa planta em casa faz todo sentido e é uma “mão na roda” quando se precisa.

Como replantar a hortelã que você já tem em seu quintal

Para replantar a sua hortelã você não vai encontrar dificuldades, pois é muito fácil fazer o plantio a partir das mudas existentes.

Primeiro, separe em galhos de 10 a 15 centímetros, cuide para retirar as folhas das partes de baixo, deixando somente nas partes superiores dos galhos.

Em seguida, corte o caule e faça um nó na divisão, cuide para que o nó esteja bem no final do galho. Isso porque é a parte em que nascerão as novas raízes da planta.

Para cuidado e manutenção, você precisa fazer o acompanhamento do crescimento a cada três dias ou até que ela cresça um ou mais centímetros.

Ao final de 10 dias, você vai notar que terão nascido várias raízes em sua planta. E ao final de uma semana já é possível fazer a transferência para um vaso maior.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário