A vitamina C é também conhecida como ácido ascórbico e é um dos nutrientes mais importantes para o corpo. Ela atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, consequentemente combate uma série de doenças.
Veja também: Como ter acesso a todos os benefícios da curcumina para a saúde
Ela é uma vitamina solúvel em água e que também atua como um antioxidante natural. Ou seja, a vitamina C auxilia no combate aos radicais livres, os quais provocam a degeneração celular. Esta ação implica diretamente na prevenção de uma série de tumores, do envelhecimento precoce e de várias doenças.
Vitamina C tem papel importante na cicatrização dos tecidos
Uma novidade presente em estudos recentes sobre a ação da vitamina C no organismo aponta para mais benefícios. Ao que tudo indica, o nutriente é capaz de ajudar na cicatrização dos tecidos do corpo. Isso inclui:
- Feridas na pele;
- Vasos sanguíneos;
- Composição óssea do corpo;
- Tecidos conjuntivos; e outros.
Além disso, a vitamina C estimula a produção de colágeno de forma natural.
Sintomas de baixa concentração de vitamina C no corpo humano:
É possível consumir vitamina C através de vários alimentos, especialmente os cítricos, como a laranja. Caju e kiwi são frutas riquíssimas em vitamina C e que poucas pessoas conhecem. No entanto, há indivíduos que possuem baixa concentração do nutriente do corpo, o que pode gerar alguns sintomas ruins de saúde.
Pessoas que apresentam baixa concentração de vitamina C no corpo podem apresentar os seguintes sintomas referentes à saúde:
- Anemia;
- Depressão;
- Dor crônica;
- Dor nas articulações;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Função imunológica debilitada;
- Ganho de peso;
- Inchaço;
- Má cicatrização de feridas;
- Manchas vermelhas;
- Ossos fracos;
- Pele seca e áspera;
- Perda de dentes;
- Sangramento nas gengivas;
- Unhas deformadas;
- Vasos sanguíneos pouco saudáveis.
Lembre-se de que todas as informações acima têm caráter meramente informativo. Sempre procure um médico ou especialista para entender os sintomas e fazer o tratamento adequado.