scorecardresearch ghost pixel



Como ter acesso a todos os benefícios da curcumina para a saúde

Curcumina é um superalimento cheio de benefícios incríveis para o corpo humano. O desafio é entender como consumir a substância para que ela produza os efeitos desejados.



O açafrão da terra ou cúrcuma é uma especiaria utilizada para dar cor e sabor aos alimentos. No entanto, o que pouca gente sabe é que esse tempero é rico em uma substância chamada curcumina. Considerada um superalimento, a curcumina tem potencial para oferecer incríveis benefícios para a saúde.

Veja também: Se você tem estes sintomas pode estar com falta de vitamina D; veja lista

Estamos diante de um nutriente que ajuda a controlar processos inflamatórios do organismo, por exemplo. Suas vantagens vão além, já que a curcumina também diminui o estresse oxidativo e a degeneração de neurônios. Inclusive, quem sofre com presença de gordura visceral no fígado também deveria comer mais curcumina.

Curcumina é um superalimento difícil de ingerir

Ainda que a curcumina esteja presente no açafrão da terra, a verdade é que sua biodisponibilidade é baixa. Isso significa que o organismo humano tem dificuldade em absorvê-la pelo intestino. O metabolismo e a eliminação sistêmica da curcumina são muito rápidos e ela acaba não surtindo tanto efeito para a saúde. Por isso, o jeito é apostar na maneira correta de ingerir o nutriente.

Como consumir curcumina corretamente

Para conseguir extrair o máximo dos benefícios da curcumina, existem algumas opções interessantes. Elas foram listadas em um estudo publicado em 2014. Existem quatro formatos da substância que podem gerar melhores resultados; são eles:

  • Curcumina padrão;
  • Fitossoma de curcumina;
  • Curcumina com óleos voláteis de rizoma de açafrão;
  • Combinação de carreadores hidrofílicos, derivativos celulósicos e antioxidantes naturais.

Voluntários da pesquisa fizeram o consumo da substância em suas diferentes formas. No final dos estudos, percebeu-se que a curcumina com combinação de carreadores hidrofílicos, derivados celulósicos e antioxidantes naturais, foi a melhor entre todas.

Assim, vale a dica para quem precisa ou deseja desfrutar de todos os incríveis benefícios que a curcumina pode oferecer à saúde. Inclusive, cada dia é mais fácil encontrar cúrcuma e suplementos com sua composição no mercado nacional. Sua utilização abrange toda a culinária e pode estar presente em vários alimentos salgados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário