Se você é uma das pessoas que estão contando com o dinheiro que o FGTS vai dar, você precisa estar por dentro de tudo o que se sabe até agora sobre esse benefício do governo, que anunciou a liberação de até R$ 1 mil do FGTS para um grande número de trabalhadores. A medida tem como objetivo combater a crise financeira que assola o país.
Veja também: Cartão cidadão: como tirar o documento que dá direito a benefícios
Essa informação chegou a muitos trabalhadores, no entanto, ainda existe muita dúvida sobre o assunto. Muitas pessoas só conhecem os saques tradicionais do FGTS, isto é, o saque-rescisão, que é quando uma pessoa recebe o valor por deixar o seu trabalho, e o saque-aniversário, a modalidade que paga uma parte do valor todo ano no mês de aniversário da pessoa. Então para ajudar as pessoas a tirarem suas dúvidas, vamos falar agora tudo o que se sabe sobre esse novo saque.
Existe um valor máximo para o saque do FGTS?
Sim, existe um limite de valor. A pessoa pode sacar até no máximo R$ 1 mil, mesmo que o saldo exceda esse valor. E tendo menos que isso, ela vai sacar o que estiver disponível.
É necessário solicitar o FGTS?
Não é necessário pedir ou solicitar o saque do FGTS. Quando o dia do saque da pessoa chegar, o dinheiro vai ser automaticamente disponibilizado na conta do Caixa Tem, aplicativo que o brasileiro já conhece.
E se você não tem uma conta do Caixa Tem, você ainda pode baixar o app pelo celular, tanto Android quanto iOS. Além disso, o governo também vai criar uma conta na Caixa própria para o recebimento desse dinheiro.
O saque do FGTS é obrigatório?
Realizar o saque do FGTS não é obrigatório para ninguém. O dinheiro está disponível, mas não precisa ser sacado, e se não quiser sacar o trabalhador tem duas opções.
Ele pode não fazer simplesmente nada, e assim que a data de saque acabar, o dinheiro vai voltar para a conta do FGTS, ou então a pessoa pode solicitar o cancelamento do saque. Nesse caso o dinheiro já volta para o FGTS mais rapidamente.
Vale lembrar ainda que todos os grupos vão poder sacar o dinheiro até dezembro, mas para começar a sacar vão ter que esperar a sua data no calendário que já foi divulgado. Segue abaixo o calendário de saques do FGTS.
- Para os nascidos em janeiro: 20 de abril
- Para os nascidos em fevereiro: 30 de abril
- Para os nascidos em março: 04 de maio
- Para os nascidos em abril: 11 de maio
- Para os nascidos em maio: 14 de maio
- Para os nascidos em junho: 18 de maio
- Para os nascidos em julho: 21 de abril
- Para os nascidos em agosto: 25 de abril
- Para os nascidos em setembro: 28 de abril
- Para os nascidos em outubro: 1º de junho
- Para os nascidos em novembro: 08 de junho
- Para os nascidos em dezembro: 15 de junho