Benefícios da farinha do caroço de abacate: você nunca mais vai jogá-lo fora

O aproveitamento máximo das frutas reduz o desperdício resulta em novos produtos funcionais que podem ser incluídos na dieta de forma a garantir bem estar com praticidade.



Quando as pessoas olham sementes, caroços e cascas de frutas nem imaginam as possibilidades que muitos são seguros para a alimentação humana. No caso do caroço de abacate, o seu processamento produz um tipo de farinha vegetal, rica em vitaminas e minerais. Seu potencial nutritivo é tão alto que a lista de nutrientes acaba sendo extensa, cálcio, ferro, zinco, potássio e outros elementos estão presentes nesse alimento. 

Veja também: Conheça quais são as frutas com mais agrotóxicos no Brasil

Ao ser incluído no cardápio, ajuda a reduzir inflamações, efeitos da má digestão e o mau funcionamento dos rins e da bexiga. Tem ação bactericida e fungicida, amenizando infecções e viroses e fortalece o sistema imunológico prevenindo outras doenças.

 

Reduz o colesterol ruim, promove o equilíbrio da pele e ajuda a prevenir o câncer e diabetes tipo 2. Seus benefícios foram observados da mesma forma que no estudo de farinhas originadas a partir de vegetais como a berinjela. 

Receita da farinha de caroço de abacate para potencializar seu metabolismo 

Você vai precisar de: 

  • 1 caroço de abacate 

Modo de preparo: 

Lave e seque o caroço de abacate e depois leve-o ao forno a 120ºC, esperando até que esteja desidratado. Isso leva cerca de 2h, mas se você tiver um desidratador, use seu sistema. 

 

Espere esfriar um pouco e retire a película que fica em volta da superfície e usando uma faca quebre ao meio a semente. Se conseguir quebrar em mais partes, facilita o processo da mistura. 

Leve os pedaços do caroço a um mixer ou liquidificador, batendo até obter uma textura farinhenta. Sirva com vitaminas, sucos, sopas, bolos e outros preparos, buscando escolher ingredientes doces para amenizar o leve amargor do produto que não deixa de ser saboroso. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário