scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico: governo vai dar kits de recepção de sinal de TV

Governo disse que vai distribuir cerca de 10.5 milhões de kits de recepção de sinal de TV para famílias inscritas no CadÚnico. Objetivo é o de liberar interferência do sinal de 5G.



O Ministério das Comunicações anunciou nesta semana que irá distribuir kits de recepção de sinal de TV para inscritos no CadÚnico. O objetivo dos kits de última geração é substituir a ultrapassada antena parabólica ainda usada por muitas famílias brasileiras. As famílias inscritas no Cadastro Único para benefícios do governo federal (CadÚnico) apresentam situação de baixa renda ou vulnerabilidade social.

Veja também: Não resgatei os valores esquecidos, e agora? Entenda o que acontece

Governo vai distribuir Kits de recepção de sinal de TV

De acordo com as informações oferecidas pelo governo federal, serão entregues kits de recepção de sinal de TV para quase 10.5 milhões de famílias. O equipamento é atual e oferecerá uma qualidade ampliada de imagem e de som. “Essa codificação garante mais qualidade de imagem e som com menos uso de banda satelital”, disse Otávio Caixeta. Ele é diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações.

No Brasil, cerca de 20 milhões de famílias ainda assistem TV aberta e gratuita por meio de satélite Banca C. O sinal sofrerá migração para a Banda Ku, com o objetivo de evitar interferência com o sinal de 5G. Aliás, a partir de julho, o novo 5G será implantado em 27 capitais brasileiras.

Kits de recepção de sinal de TV para cadastrados no CadÚnico

A determinação do novo formato de codificação de sinal de TV para a população de baixa renda é o H.265. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) foi quem estabeleceu a norma.

Assim, os kits de recepção de sinal de TV serão distribuídos para não deixar que as famílias fiquem sem a possibilidade de assistir à televisão em canais abertos. O Gaisipi é formado por representantes do governo, empresas de telecomunicações, empresas de mídia e por representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Informações sobre quando os kits serão distribuídos ainda não foram reveladas, porém, o processo deve ocorrer em breve.




Voltar ao topo

Deixe um comentário