O governo federal anunciou o lançamento do aplicativo CadÚnico, uma ferramenta para facilitar a inscrição e atualização de dados no Cadastro Único para Programas Federais (CadÚnico). A plataforma já está disponível para download em dispositivos Android e IOS.
Leia mais: Governo libera pagamento dos benefícios em abril! Veja as datas
O sistema é a porta de entrada para um série de iniciativas sociais das três esferas, como Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada e Tarifa Social de Energia Elétrica. Quase 200 mil pessoas já baixaram o novo aplicativo, que é totalmente gratuito.
A seguir, saiba como realizar o pré-cadastro e entrar na lista de espera por benefícios sociais.
Pré-cadastro no CadÚnico
Antes de mais nada, o usuário precisa ter um cadastro na plataforma Gov.br. Veja como fazer:
- Acesse o site Gov.br clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
- Informe o seu CPF e clique em “Continuar’.
- Marque a caixa de seleção para concordar com os termos e toque em “Continuar”.
- Escolha entre seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta bancária ou aperte em “Tentar de outra forma”,
- Se escolher a segunda opção, responda as perguntas e toque em “Confirmar”.
- O portal enviará um código de segurança para o e-mail e o número de celular cadastrados.
- Informe o código recebido e crie uma senha de acesso.
Finalizado esse processo, volte ao CadÚnico e realize o pré-cadastro. Depois de inserir as informações, o cidadão tem até 120 dias comparecer a um posto de atendimento para informar os demais dados necessários. O cadastro só terá validade após finalizado essa etapa.
A outra opção disponível no app é atualizar as informações da sua família, como endereço, composição familiar e dados dos integrantes. Na plataforma, o usuário também pode consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar e situação cadastral, entre outros detalhes.