O maior dilema entre os amantes de cerveja é conseguir aliar o gosto pela bebida à dieta. Por mais que existam algumas visões diferentes sobre o tema, a verdade é que a cerveja contribui para o ganho de peso. Por isso, as versões sem álcool, sem glúten e as cervejas low carb entraram na lista dos itens quadrinhos do mercado.
Veja também: Coador de café: aprenda 4 maneiras de fazer a bebida
No entanto, será que as cervejas low carb realmente ajudam quem está querendo perder peso? Vale a pena se debruçar sobre o tema e descobrir o que é e quais são os efeitos desse tipo de bebida alcoólica.
Cervejas low carb ajudam ou atrapalham a dieta?
Primeiramente, entenda que as cervejas low carb são aquelas que apresentam teor de carboidratos menor do que o comum. O próprio nome sugere isso, já que o termo low carb quer dizer “baixo carboidrato”. Aliás, mesmo sendo low carb, essas cervejas têm teor alcoólico, portanto, não são bebidas sem álcool.
No Brasil, não existe uma legislação específica para regulamentar a produção dessas cervejas. No entanto, nos EUA, uma cerveja low carb costuma ter entre 4 g e 7 g de carboidratos a cada 355 ml. O comum e esperado de uma cerveja tradicional é que existem cerca de 35 g na mesma quantidade. Ou seja, a diferença é realmente considerável.
Mas afinal, cervejas low carb valem a pena?
A verdade é que o termo low carb funciona muito bem enquanto estratégia de marketing. De fato, essas bebidas contêm menos calorias do que a versão tradicional. Porém, elas ainda contêm álcool, o qual proporcionará picos de insulina no organismo. Isso fará com que seu corpo acumule mais gordura na região abdominal, por exemplo.
Na prática, segundo os especialistas, as mesmas regras que valem para a cerveja tradicional valem também para as cervejas low carb. Portanto, se for beber, aprecie com moderação e de forma esporádica, já que elas não são itens de dieta.