scorecardresearch ghost pixel



Coador de café: aprenda 4 maneiras de fazer a bebida

Aprenda mais sobre o processo de preparar café e conheça 4 tipos diferentes de coador. Cada um deles confere características diferentes ao líquido feito a partir do grão.



O café é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil, em todas as regiões. Ele pode ser tomado e servido de diferentes formas, da mesma forma que seu preparo também se mostra bem versátil. Aprenda hoje 4 formas de coar o café com diferentes dispositivos que servem de coador. Cada um tem seus diferenciais, vantagens e facilidades.

Veja também: Receita de sorvete de limão caseiro com 3 ingredientes

Se você quer variar o processo de preparo do grão mais popular do país, vale a pena conferir todas as informações abaixo.

1 – Coador de papel (filtro de papel)

O café pode ser feito no filtro de papel, uma das invenções mais novas para passar o cafezinho preto tradicional. Embora tenha se popularizado recentemente, o filtro de papel surgiu na Alemanha em 1908. O objetivo desse modo de coar o café foi o de eliminar ao máximo os resíduos que ficavam depositados no fundo da xícara.

 

2 – Coador de pano tradicional

Durante muitas décadas, o coador de pano foi o mais – senão o único – utilizado em todo o Brasil. O modo de funcionamento é igual ao filtro de papel, porém o que faz o trabalho de filtrar o pó é o tecido do coador. Muitas pessoas acreditam que o coador de pano acentua o gosto amargo do café, enquanto o de papel deixa a bebida mais suave.

3 – Prensa francesa

Em 1929 a prensa francesa foi criada para fazer o café de um modo mais rápido e prático. Coloca-se o pó de café em grânulos maiores no fundo do dispositivo e despeja-se a água quente por cima. Basta descer a prensa para filtrar o café. Há quem diga que repetir o movimento várias vezes pode aumentar a espessura e melhorar a consistência da bebida.

4 – Moka (cafeteira italiana)

Outra forma bem prática de preparar o tradicional cafezinho é utilizar a cafeteira. Quando a água ferve na parte de baixo da cafeteira, a água sobe e passa pelo café, fazendo o mesmo processo do coador. O bom da moka é que o café ganha mais corpo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário