Essa é uma bebida que ajuda a eliminar toxinas do seu corpo, diminui o inchaço e ainda faz você perder aquela barriguinha indesejada. Pois bem, essa é a promessa que o chá detox seca-barriga faz e parece ser boa demais para ser verdade, não é?
Veja também: Receita secreta: bebida detox potente e natural para limpar o corpo
E realmente parece bom demais para ser verdade, porque, infelizmente, essas cápsulas e bebidas vendidas pela internet, além de serem ineficazes, não fazem bem para sua saúde. Vamos entender um pouco mais sobre esses elementos e quais são os riscos reais de fazer o uso desse tipo de coisa.
Quais são os benefícios dos chás?
O chá é um tipo de bebida, consumida há milhares de anos por diversos tipos de sociedades. Alguns chás têm efeitos medicinais e, por conta desse fato, muitas pessoas acabam se valendo deles para aliviar vários sintomas de doenças.
Isso acontece devido ao fato de que muitas ervas e plantas, que são os principais ingredientes dos chás, contêm substâncias com propriedades nutricionais para o nosso corpo, que podem ir desde a ação antioxidante até mesmo a sensação de relaxamento.
Cada chá é destinado para um tipo de problema. Por exemplo, o de erva-doce pode fazer a potencialização do funcionamento do sistema de defesa do organismo, já o de camomila pode ser usado para ajudar em espasmos musculares, dores de cabeça e o controle do estresse.
Conheças quais são os perigos do chá detox seca-barriga entre outros emagrecedores
Muitas pessoas devem pensar que, por serem substâncias naturais, elas não vão fazer mal, mas engana-se quem pensa assim, pois, mesmo sendo naturais, essas substâncias podem trazer algum risco à sua saúde se forem usadas sem orientação médica.
Podemos ressaltar que nem tudo que é natural pode fazer bem. Com o uso contínuo e indiscriminado, podem trazer alterações na enzimas do fígado e causar lesões hepáticas, como a hepatite. As ervas que frequentemente são usadas para produzir cápsulas e os famosos chás emagrecedores de modo geral são os que mais oferecem risco ao órgão. Alguns exemplos de chás que podem trazer algum risco à saúde são a carqueja, o sene, a cáscara-sagrada e o chá de cavalinha.
O chá detox seca-barriga, funciona?
Em relação à perda de gordura abdominal, não. Essa gordura, que geralmente fica concentrada na região abdominal, é chamada de visceral, ou seja, fica localizada entre os órgãos, e o seu excesso pode ser extremamente prejudicial à saúde. Isso se deve porque ela pode aumentar bastante o risco de doenças como as cardíacas.
Porém, a principal questão é que a perda de peso acontece no corpo todo e não só em uma região localizada, como a barriga, por exemplo. E infelizmente ainda não temos a capacidade de dizer ao corpo qual parte queremos que seque primeiro. E muitas vezes a gordura abdominal é a última a secar e ir embora. Além do mais, um único ingrediente não é o causador do emagrecimento, para que ele aconteça é preciso optar pelo déficit calórico.