O programa habitacional Casa Verde e Amarela tem taxas de juros estáveis. Isso quer dizer que mesmo com a Selic em 11,75%, a compra da casa própria por meio do programa continua sendo uma boa opção. Os juros para as famílias com renda de até R$ 4 mil não passam de 5%.
Leia mais: CNH Social: confira os estados que oferecem o documento de graça
Com a Selic na casa dos dois dígitos, o financiamento da casa própria deixou de ser uma possibilidade para muitos brasileiros. Para piorar, a previsão dos especialistas é que a taxa de juros continue subindo nos próximos meses.
Alta da Selic
Quando o assunto é financiamento, o efeito da alta na Selic só não é tão sentido pelos brasileiros que se encaixam nas regras do programa habitacional Casa Verde e Amarela. Isso porque a taxa fixa permite um maior controle da situação. Ou seja, as taxas ficam congeladas.
Assim é mais fácil saber quanto pagar e não ser prejudicado pela alta constante da Selic. É por essa razão que a adesão ao programa Casa Verde e Amarela continua alta no Brasil. A maior taxa de juros aplicada fica em 7,7% ao ano.
Para aderir ao programa habitacional, os interessados devem procurar a Caixa Econômica. Os compradores têm até 30 anos para quitar o financiamento. A última faixa é para as famílias com renda de até R$ 7 mil.
Na análise dos especialistas, as famílias que não se encaixam nas regras do programa habitacional Casa Verde e Amarela devem reavaliar o momento da compra. Pelo menos por enquanto, com a alta da Selic, o aluguel vale mais a pena do que a compra financiada da casa própria. Por isso, organize-se bem antes de dar o próximo passo para não comprometer o orçamento da família.