O ovo é o alimento que cumpre o maior número de função na culinária e, não é à toa que é considerado o alimento mais versátil do mundo. Muitas pessoas adoram utilizá-lo na dieta low carb, ou para dar liga em bolos e ainda, como opção saudável para o café da manhã. No entanto, é um alimento que ainda provoca dúvidas, será que engorda ou será que emagrece?
Veja também: Descubra qual é o chocolate mais saudável para sua dieta
A história de que o ovo faz mal à saúde
Durante muito tempo acreditou-se que a gema do ovo fosse uma fonte rica de colesterol ruim. No entanto, estudos realizados comprovaram que o colesterol presente na gema possui baixos riscos de fazer mal para a saúde.
O ovo é composto de vitaminas importantes para a manutenção e funcionamento do organismo. Nele encontramos boas fontes de vitamina A, D, E, do complexo B, além de sais minerais, como ferro, zinco, selênio e fósforo. Esses elementos são essenciais para as crianças que estão em processo de crescimento.
Ainda podemos mencionar, que por conter boa fonte de proteínas, é o alimento preferido dos atletas que desejam aumentar sua massa muscular.
Mas no final das contas, comer ovo engorda ou emagrece?
A ingestão de ovo pode ser feita diariamente, sem representar riscos à saúde, pelo menos é o que afirmam os especialistas.
Mas como todo alimento que contém calorias, se consumido em excesso pode engordar. No caso específico do ovo, o recomendado é o consumo de 1 a 2 unidades por dia. O importante é esclarecer que o que provoca ganho de peso é o consumo de altas quantidades de alimentos com muitas calorias juntamente com uma rotina de baixo gasto calórico.
Além disso, a forma em que é consumido também pode interferir no resultado da balança. Por exemplo, o alimento cozido é o ideal para manter suas propriedades in natura. Já na forma frita, por acrescentar gorduras, merece atenção, pois eleva-se suas calorias.
Não devemos esquecer que o sódio é outro complemento que precisa ser moderado, pois o excesso pode aumentar as chances de problemas de pressão. Mas se você precisa de mais informações sobre o que pode ser acrescentado ou retirado em sua dieta, recomendamos a consulta com um especialista de saúde.