scorecardresearch ghost pixel



Descubra qual é o chocolate mais saudável para sua dieta

Descubra qual opção de chocolate é a mais saudável e qual é a menos indicada para consumir com regularidade.



Se você é daqueles chocólatras que quando pensa em parar de consumir essa iguaria entra em pânico, saiba que é possível continuar comendo seu doce predileto, desde que siga algumas recomendações importantes.

Veja também: Alimentos que prejudicam a saúde do corpo e poucos sabem

Primeiro, você precisa entender quais os reais benefícios que o chocolate oferece para a saúde e precisa ser capaz de identificar quais são os critérios a seguir na hora de realizar a compra do produto.

Antes de escolher qual o melhor chocolate é importante compreender quais são os benefícios que esse alimento produz no organismo. 

Porque comer chocolate faz bem à saúde 

O chocolate é um alimento que produz ação anti-inflamatória, antioxidante e vasodilatadora, por conta de seus elementos fenólicos e por sua quantidade de cacau. O cacau é responsável por dar o sabor mais amargo no alimento.

Em quantidades moderadas, o chocolate pode beneficiar em diversos aspectos, como:
Melhorar o humor: devido a sua composição de teobromina, cafeína e tiramina, este último é uma substância precursora do triptofano, que desencadeia a serotonina que afeta o humor. Além disso:

  • Previne a trombose: o chocolate é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo, evitando doenças como a trombose.
  • Ajuda a regular o colesterol: por conter elementos antioxidantes o chocolate ajuda a equilibrar os níveis de colesterol “ruim”.
  • Previne anemia: não por acaso, mas por conter ferro em sua composição o chocolate tem ação positiva na prevenção de anemia.
  • Reduz os riscos de diabetes: o chocolate ajuda a diminuir os riscos de diabetes.
  • Previne doenças degenerativas: graças aos compostos de teobromina que ajudam no fluxo sanguíneo. Além de ter selênio que melhora a cognição e memória.
  • Regula o intestino: devido às suas quantidades de flavonoides e catequinas que estimulam as bactérias boas, assumindo um efeito probiótico, contribuindo para saúde do intestino.
  • Melhora inflamações: por conter antioxidantes que combatem os radicais livres que são substâncias que causam o envelhecimento precoce.
  • Reduz a pressão arterial: por exercer função vasodilatadora, pode ajudar na produção de óxido nítrico que favorece o relaxamento dos vasos, isso ajuda a diminuir a pressão arterial.
  • Ajuda no emagrecimento: devido o cacau produzir maior saciedade e por ajudar na síntese de absorção de gorduras.

Mas, como fazer a melhor escolha de chocolate e qual o chocolate é o menos indicado?

  • Para escolher o melhor chocolate para você consumir com tranquilidade leve em consideração essas dicas:
    Sempre escolha chocolates com mais de 70% de cacau em sua composição química;
  • Não compre opções que tenham descritos na embalagem sacarina, ciclamato e aspartame;
  • Escolha sempre opções com menos quantidades de açúcar; 
  • Para a melhor escolha de ovos, escolha os que contenham frutas secas e castanhas no recheio;
  • Não escolha opções que tenham nomes esquisitos em sua composição, porque na maioria das vezes, são conservantes que fazem muito mal à saúde.
  • Não compre chocolates que tenham gordura hidrogenada, pois são as mesmas coisas que gorduras trans, que provocam sérios malefícios para o corpo.
  • Se vai comprar chocolate para crianças, escolha opções com 50% de cacau, tendo em mente que o ideal seria os de 70%, mas como são muito amargos, as crianças não irão gostar.

Portanto, a melhor escolha de chocolate, são os chocolates com mais de 70% de cacau em sua composição. Se você achar muito amargo, pode escolher opções de 50%, pois são a segunda opção menos ruim para saúde.

No entanto, chocolates do tipo ao leite, ou chocolate branco e outras opções não são favoráveis ao consumo regular.
Mas tenha em mente, que para fazer a escolha certa de verdade, o indicado é consultar seu médico ou nutricionista para confirmar se você pode ou não fazer o consumo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário