Provavelmente, você já deve saber que o repolho deve ser conservado na geladeira, mas como fazer esse vegetal durar mais tempo sem estragar e aproveitar todos os nutrientes. O repolho é um vegetal bastante consumido no Brasil, pertence a família da couve-flor e do brócolis, sem dúvida um alimento fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde.
Veja também: 5 motivos para você começar a usar mais embalagens de vidro
São inúmeras as opções de receitas possíveis de se preparar com o repolho, assim como são diversos os benefícios que esse alimento nos oferece.
Quais são os benefícios e os tipos de repolho?
Basicamente existem três tipos de repolho, o repolho branco, repolho roxo e o repolho verde. Todos oferecem boas quantidades de vitamina C, A, E e K, vitaminas do complexo B, sendo rico em minerais e fibras alimentares.
Dentre o conjunto de vantagens oferecidas à saúde, podemos destacar:
- Prevenção de envelhecimento precoce;
- Diminuição dos riscos de câncer;
- Fortalece os ossos;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Previne o diabetes;
- Ajuda no tratamento de úlceras;
- Ajuda no emagrecimento.
Com tantos benefícios é importante saber preservar esse vegetal para podermos usufruir desses efeitos na saúde, não é mesmo?
Como conservar o repolho na geladeira
Para garantir a preservação correta, ao chegar do supermercado ou da fruteira, o indicado é colocar o alimento na geladeira. O repolho é um alimento que pode ser conservado tanto cru como cozido.
Se você deseja conservá-lo cru, faça o seguinte: lave bem o vegetal e corte em finas fatias ou se preferir, pode soltar as folhas. Coloque em uma vasilha com água fervendo e depois coloque em outra vasilha com água gelada e cheia de gelo. O próximo passo é deixar secar bem, e basta guardar em saco plástico ou um pote hermeticamente fechado.
Se o repolho estiver cozido, basta armazenar em um pote ou saco plástico e levar para o congelador. Para descongelar, coloque na parte inferior da geladeira.
O seu repolho poderá durar até 12 meses no congelador.