scorecardresearch ghost pixel



IR: saiba como declarar o empréstimo feito em 2021

O contribuinte precisa declarar o empréstimo contraído no ano-base da declaração do Imposto de Renda. Confira quais valores entram na lista.



A cada rodada de declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa informar todos os detalhes do ano-base para não correr o risco de cair na malha fina. Uma informação de extrema importância para a Receita Federal é quanto ao empréstimo contraído no ano anterior. Você sabe como declarar?

Leia mais: Descubra se você pode sacar até R$ 1 mil pela Caixa nesta semana

O primeiro ponto a analisar é o valor do empréstimo. De acordo com as regras definidas pela Receita Federal devem ser declarados os empréstimos com valores acima de R$ 5 mil.

 

Declarar empréstimo no IR

Se o valor foi acima desse limite, o contribuinte tem que declarar o empréstimo na opção “Dívidas e Ônus Reais”. Depois disso o contribuinte precisa ter ainda mais atenção para fornecer as informações corretas, de acordo com os códigos criados pela Receita. Assim, veja como fica:

11 – Estabelecimento Bancário;
12 – Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
13 – Outras pessoas jurídicas;
14 – Pessoas físicas.

Depois de indicar qual o código correto, é hora de preencher o campo “Discriminação”. Para isso, o contribuinte precisa indicar o CNPJ ou CPF e o valor do empréstimo. É o momento em que o cidadão fornece mais detalhes do empréstimo, como o motivo da contratação, a quantidade de parcelas e os dados do agente financeiro.

 

Em seguida, na opção “Situação em 31/12/2021”, informe o saldo devedor. Na sequência complete com a informação do “Valor pago em 2021”. Além disso, se o contribuinte tem contrato de empréstimo ativo em mais de um lugar, ele deve declarar individualmente.

Depois disso, é só preencher todos os campos e seguir com a declaração normalmente, de acordo com as etapas indicadas pelo site. Lembrando que neste ano o prazo para a declaração do Imposto de Renda definido pela Receita Federal segue até o dia 31 de maio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário