scorecardresearch ghost pixel



Como fazer lavagem a seco de roupas em casa?

Descubra como você pode fazer lavagem a seco de suas roupas em casa. O método é bem simples, fácil e rápido, inclusive o gasto é bem menor do que qualquer outra opção.



Alguns materiais exigem um tipo de lavagem específica para que o tecido não seja danificado. Lãs e seda, por exemplo, compõem roupas que se dão melhor com a lavagem a seco. A técnica está ligada exatamente ao que o seu nome sugere: lavar a roupa sem utilizar água. Para tanto existem produtos e dicas que são bastante úteis, as quais você vai aprender agora.

Veja também: Aprenda a remover marca de ferrugem do piso de casa

Vale destacar que, muito provavelmente, sua máquina de lavar caseira não possui a função de lavagem a seco. Embora alguns equipamentos modernos e mais acessíveis contem com a função, ela costuma ser restrita a lavanderias. Os equipamentos de uso profissional conseguem desempenhar bem essa função de não utilizar água.

Como fazer lavagem a seco em casa?

Caso sua máquina, assim como a grande maioria, não possua opção de lavagem a seco, não se desespere. É possível efetuar a técnica mesmo sem que o eletrodoméstico cumpra a tarefa. Claro que existem peças muito delicadas e que necessitam de atenção especializada. No entanto, a maior parte das roupas pode ser lavada a seco em casa, sem nenhum problema.

Uma grande vantagem de fazer o processo caseiro é que alguns produtos bem simples podem ser utilizados. Dentre eles, destacamos o vinagre de vinho branco, limão, água, sal e bicarbonato de sódio. Aproveite para separar todos esses ingredientes.

Passo a passo para fazer lavagem a seco em casa

Antes de começar o procedimento, leia a etiqueta da roupa. Geralmente as peças que podem ser lavadas assim apresentam o desenho de um círculo para indicar a lavagem a seco. Caso o círculo tenha um X no meio, não efetue a lavagem desse modo.

Modo correto de lavagem caseira:

Coloque as peças de roupas sobre a tampa de uma mesa, mas cubra a superfície com um plástico antes. Misture um pouco de água com gás, vinagre de vinho branco e bicarbonato de sódio. Passe a mistura sobre a roupa levemente e em poucas quantidades utilizando algodão. Usar suco de limão e sal também funciona.

Tenha atenção para remover as manchas e deixar a roupa em um lugar com circulação de ar para eliminar qualquer odor. Não coloque sob o sol.




Voltar ao topo

Deixe um comentário