scorecardresearch ghost pixel



Confira as datas dos feriados nacionais em 2022

Feriados que teremos no calendário nacional de 2022.



Os feriados são as datas determinadas para comemorações de uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe trabalhadora. Esses feriados podem ser obrigatórios ou não, sendo divididos em facultativos e nacionais.

Veja também: Dá para ganhar um PIX de R$ 75 respondendo o questionário do Nubank?

Cada feriado possui uma razão de acontecer. Essas razões podem ser fixas, que é o caso de feriados que acontecem todos os anos, ou podem ser móveis, que são aqueles relativos à alguma data, como Dia dos Pais e Dia das Mães.

Os feriados nacionais são aqueles regulamentados, que são decretados pelo país. Nesse caso, as empresas e instituições de ensino devem, obrigatoriamente, dar folga nesse dia para os trabalhadores e estudantes. É o caso  do feriado de 7 de Setembro.

Por outro lado, os feriados móveis são aqueles que não acontecem sempre no mesmo dia, e variam de acordo com o calendário lunar, acontecendo sempre na mesma semana em todos os anos, como o dia das mães.

Os feriados podem ainda ser facultativos, também chamados de ponto facultativo, que são as datas nas quais as empresas e instituições escolhem se vão dar aquele dia de folga para os funcionários e estudantes, como é o caso do Carnaval.

No entanto, no ano de 2020, com a pandemia, muitos feriados acabaram passando batidos, além disso, muitas empresas começaram a optar por deixar esses feriados como dias úteis, em que os trabalhadores permaneciam trabalhando. Isso porque, no período da quarentena, muitas empresas acabaram tendo seus trabalhos atrasados e precisavam arrumar maneiras de repor essas faltas.

Feriados em 2022

Ficar por dentro dos feriados é algo que muitas pessoas desejam, afinal, planejar viagens e momentos em famílias, ou até mesmo promover festas, é algo que faz parte da vida de muitas pessoas. Ficar por dentro desses feriados, então, facilita a vida de quem trabalha e deseja, contudo, conciliar as situações para poder se divertir também.

Com o quadro do coronavírus, muitas pessoas ainda ficam perdidas em relação aos feriados, visto que, durante a quarentena, houve muitas mudanças. Para poder se planejar de maneira mais eficaz, confira a lista dos próximos feriados em 2022:

  • 15 de abril / Sexta-feira Santa / Paixão de Cristo: feriado nacional religioso. Logo no domingo,
  • dia 17 de abril, é celebrada a Páscoa;
  • 21 de abril / Quinta-feira / Tiradentes: único feriado nacional prolongado do primeiro semestre;
  • 1º de maio / Domingo / Dia Mundial do Trabalho;
  • 07 de setembro / Quarta-feira / Independência do Brasil: feriado nacional histórico;
  • 12 de outubro / Quarta-feira / Nossa Senhora Aparecida;
  • 02 de novembro / Quarta-feira / Finados;
  • 15 de novembro / Terça-feira / Proclamação da República: único feriado nacional prolongado do segundo semestre de 2022;
  • 25 de dezembro / Domingo / Natal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário