scorecardresearch ghost pixel



Conheça os insetos importantes para sua produção na lavoura

Conheça alguns dos insetos importantes para a produção na lavoura e que não devem ser eliminados por nenhum ser humano. Por isso, anote bem para não cometer erros.



É comum imaginar que os insetos devem ser eliminados para quem produz algum tipo de alimento ou produto natural. No entanto, existem insetos importantes e que não devem ser eliminados pelos seres humanos.

Veja também: Conta de luz mais barata: veja o que você precisa saber

A grande maioria se trata de predadores responsáveis pelo controle biológico de outras espécies que podem ser devastadoras. Por isso, pense duas vezes antes de matar os seguintes insetos.

1 – Vespas são insetos importantes

Você não deve matar as vespas, já que elas são ótimas predadoras de outros insetos e pragas. Uma delas é o bicho mineiro do café, que se trata de uma mariposa produtora de larvas que se alimentam das folhas do café e prejudicam a produção. Além disso, não vale a pena correr o risco de tomar uma picada de vespa, já que é tóxica e bastante dolorida.

2 – Tesourinha

Outro inseto temido por algumas pessoas é a tesourinha. Embora exista a crença de que esses animais são perigosos para as pessoas, a verdade é que elas são inofensivas aos humanos. Elas ajudam a controlar diversas pragas na sua casa e na sua horta. Lagartas e mariposas que podem destruir lavouras são facilmente controladas pelas tesourinhas.

3 – Percevejo

Pois é, o percevejo está na lista de insetos importantes e que não deveriam ser mortos pelas pessoas. Ele auxilia imensamente no controle de larvas e de outros insetos prejudiciais. Claro que existem algumas espécies de percevejo que não são amistosas com as plantações. Porém, o percevejo Reduviidae ajuda bastante a manter plantações de soja e de eucalipto saudáveis.

4 – Aranhas

Embora não sejam insetos, mas sim aracnídeos, as aranhas são confundidas e temidas por muitas pessoas. A esmagadora maioria delas não representa qualquer risco ao ser humano. Aquelas que são mais perigosas não costumam ser agressivas, com poucas exceções, como a armadeira. As aranhas são extremamente importantes para o controle de diversas pragas.

Além disso, alguns outros insetos como as libélulas, joaninhas e moscas podem desempenhar papéis importantíssimos para a manutenção das produções.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário