scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Receita adia prazo para entrega do IR; Greve de servidores do Banco Central continua; INSS libera novos lotes e mais

A Receita Federal prorrogou em de um mês a data limite para entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022.



A Receita Federal prorrogou em de um mês a data limite para entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022. Essa é a terceira vez consecutiva que o órgão decide ampliar o prazo para que os contribuintes prestem contas sobre seus ganhos.

Leia mais: Vale-gás: como se cadastrar para receber o benefício de R$ 56?

Ontem, 5, representantes dos servidores do Banco Central voltaram a se reunir com o governo federal para discutir sobre a greve iniciada no dia 1º. Os impactos da paralisação já podem ser percebidos, a exemplo do atraso na divulgação do Relatório Focus.

Nesta quarta-feira é dia de novos grupos receberem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Confira mais detalhes sobre esses e outros assuntos nos destaques do dia.

Prazo para declaração do IR é adiado

Os contribuintes que precisam prestar contas com o Leão agora têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. Até então, o prazo dado pela Receita Federal terminava no dia 29 de abril.

Cerca de 34,1 milhões declarações são esperadas, embora apenas 10,2 milhões tenham sido transmitidas até a última sexta-feira, 1º. No caso de atraso, a multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, até o máximo de 20% sobre o valor do tributo.

Já o calendário da restituição foi mantido. O primeiro lote sai no dia 31 de maio, com liberação dos demais nos dias 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Em 2022, os cidadãos podem optar por receber a restituição via Pix, desde que a chave seja o CPF. Vale lembrar que quem entrega o documento primeiro recebe primeiro, um vez que a devolução ocorre de acordo com a fila de entrega.

Servidores do BC continuam em greve

Os servidores do Banco Central, em greve desde o da 1º de abril, decidiram manter a paralisação após uma nova reunião com membros do governo federal. O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) afirmou que não houve proposta de acordo.

“Como não houve proposta oficial, a nossa resposta vai ser a manutenção e a intensificação da greve”, informou em nota após o encontro com Leonardo Sultani, titular da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia.

Na última segunda, o movimento afetou a divulgação do Boletim Focus, de dados do câmbio e do Relatório de Poupança. O BC admitiu pela primeira vez que o atraso está ligado à paralisação.

Segundo o presidente do Sinal, Fábio Faiad, a greve “poderá interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Demab, o atendimento ao público e outras atividades”.

Nova pagamentos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a liberação de um novo lote de aposentadorias e benefícios no dia 25 de março, e hoje é a vez de mais beneficiários receberem os pagamentos. Os repasses ocorrem acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS), sem considerar o dígito após o traço.

Estas serão as últimas datas de depósito para quem ganha um salário mínimo e também para quem recebe acima do piso nacional. Confira o calendário:

Quem ganha até um salário mínimo

  • NIS final 9: 6 de abril;
  • NIS final 0: 7 de abril.

Quem ganha mais de um salário mínimo

  • NIS final 4 e 9: 6 de abril;
  • NIS final 5 e 0: 7 de abril.

Novo saque do FGTS começa em abril

Falta apenas duas semanas para o início da nova rodada de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Cerca de 42 milhões de trabalhadores poderão sacar até R$ 1 mil de suas contas ativas e inativas.

O calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal leva em conta o mês de nascimento dos cotistas. Veja todas as datas:

Mês de nascimento Data de depósito
Janeiro 20 de abril (quarta)
Fevereiro 30 de abril (sábado)
Março 4 de maio (quarta)
Abril 11 de maio (quarta)
Maio 14 de maio (sábado)
Junho 18 de maio (quarta)
Julho 21 de maio (sábado)
Agosto 25 de maio (quarta)
Setembro 28 de maio (sábado)
Outubro 1º de junho (quarta)
Novembro 8 de junho (quarta)
Dezembro 15 de junho (quarta)




Voltar ao topo

Deixe um comentário